O mutirão de limpeza em combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika vai continuar nos bairros de Gurupi nesta semana. Os agentes de endemias já passaram por sete bairros desde o dia 5 de novembro, quando começou o combate na cidade.
Nesta segunda-feira (12), a ação contra o mosquito e de orientação à população com relação aos riscos da doença será nos bairros Casego e Cruzeiro. Os agentes começam a fazer a limpeza dos possíveis focos às 8h e seguem com as vistorias durante todo o dia.
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde do município, os bairros escolhidos para o mutirão apareceram com o maior nível de infestação de larvas no Levantamento de Índice Rápido de Aedes aegypti (4º LIRAa), realizado entre 7 e 11 de novembro.
Confira o cronograma desta semana:
- Segunda-feira (12) – Casego e Cruzeiro;
- Terça-feira (13) – Vila Íris;
- Quarta-feira (14) – Guanabara;
- Quinta-feira (15) – Santa Rita, Bela Vista e Alvorada I e II;
- Sexta-feira (16) – Nova Fronteira.
Números das doenças em Gurupi
Segundo a prefeitura, em 2022 foram realizadas 1.033 testes em pacientes que apresentaram sintomas de dengue. Do total, houve 307 casos confirmados.
Das oito mortes registradas pela doença, uma foi de paciente de Gurupi. Trata-se de um homem de 27 anos, que teve o caso grave da doença.
Quanto à chikungunya, a cidade confirmou três casos e para zika, não houve notificações.





 
			 
			 
			 
			 
			
