Araguaina

Em Araguaína, curso profissionalizante inédito Constelação Familiar com método Bert Hellinger

O Águia Terapias de Araguaína promove no dia 18 de abril no Premier Hotel, o PRIMEIRO CURSO PROFISSIONALISANTE DE CONSTELAÇÃO FAMILIAR pela metodologia criada pelo teólogo alemão Bert Hellinger, para formar novos terapeutas e preparar as famílias diante da imensa crise na saúde mental da vida moderna.

O psicanalista Fermino Neto, do Águia Terapias, coordenador do evento e constelador, fez convênio com grandes referências da matéria, oficializando com o ICCH e FACITEPERJ.

Fermino acredita que “através da Constelação Familiar pode ser plantada uma semente de amor e de respeito nos lares, em que pais e filhos, cônjuges, descendentes e ascendentes possam se entender, preservando a instituição familiar”.

Fermino proferiu a concorrida palestra FORMANDO MENTES EMPREENDEDORAS na última Quarta Empreendedora do Sebrae de 2019 em que apresentou a um auditório lotado os benefícios da Constelação Familiar na gestão de empresas, negócios e instituições.

Entrevistamos Fermino Neto sobre os benefícios da Constelação Familiar e sobre o conteúdo do curso inédito que vai formar e licenciar novos profissionais de Constelação Familiar.

Portal: O que é Constelação Familiar?
R: É uma metodologia simples, porém bastante séria, eficiente e fundamentada em matérias importantes do conhecimento
Trata-se de uma abordagem terapêutica transformadora muito atual, baseada nos estudos de Bert Hellinger, que por sua característica essencialmente vivencial e fortemente referenciada em sensações corporais, pode ser empregada em associação ou complementação à abordagem das psicoterapias corporais.
Hellinger descobriu que, além do inconsciente individual, existe um inconsciente familiar engendrado a partir de todos os epsódios que compõem a história de uma família e que é regido por determinadas “ordens naturais” que, ao serem restauradas, exercem efeito terapêutico sobre o paciente.
Quando alguém monta sua constelação, transmite aos representantes uma imagem espacial e energética do campo relacional existente entre os membros da família, permitindo-lhes canalizar esses sentimentos e impulsos. Tais sensações corporais podem ser exploradas pelo terapeuta.

Portal: Quais são os benefícios da Constelação?
R: Esta técnica é capaz de identificar pontos de tensão psicológica ou emocional que condicionam comportamentos humanos, que nem sempre revelam suas origens.
Busca na história familiar a origem de dificuldades emocionais e padrões de comportamento que se reproduzem e trazem sofrimentos desenvolvidos pelas pessoas ao longo da vida.
Precisamos entender que a história da nossa família está impressa em nossas células levando a uma ordem que permite que a vida flua através de nós. Esta ordem vai se traduzir em qualidades. Mas nós também herdamos os conflitos não resolvidos que foram gerados dentro de nossas famílias, devido a fatores tais como:
– Disputas por herança
– Separações traumáticas
– Imigração para outros países
– A exclusão de membros da família
– Alteração da hierarquia dentro da família
– Segredos de Família, traição, filhos não reconhecidos, criminalidade, etc.
– Violência intra e extra-familiar (guerras, assassinatos, suicídios, disputas de poder)
– Perda trágica de entes queridos
– Abortos espontâneos e provocados
A Constelação tem sido usada muito por juízes para atenuar problemas de alienação parental num processo litigioso de separação de casais.
Para que a terapia tenha êxito, as informações citadas acima sobre o sistema familiar devem ser fornecidas ao terapeuta. Identificando as desordens, exclusões, tragédias e grandes perdas, ele poderá atuar de forma direta proporcionando alívio e liberação ao cliente e ao seu sistema familiar.
As sessões de constelação podem ser realizados individualmente, com casais e em grupo.

Portal: O que é preciso para ser um profissional constelador?
R: Para ser um profissional reconhecido é necessário estudar o método com certificação, no nosso caso, os ensinamentos e técnicas deixadas pelo teólogo e psicanalista Bert Hellinger.
Além disso, afora conhecer tudo a respeito, é fundamental que a pessoa que se propõe a praticar a Constelação Familiar tenha muito respeito aos outros, aceite ser constelada e jamais deseje impor sua visão de mundo aos constelados.
Importa também que esteja ligado à entidades que manterão o constelador atualizado e motivado, seguro de si e em permanente formação profissional.

Portal: O constelado precisa de acompanhamento constante?
R: Sim. Durante a sessão inteira, começo, meio e fim o constelador é um facilitador do processo. É preciso o acompanhamento de um constelador formado para guiar a pessoa ou as pessoas na sessão. É por meio dele que encontrará os caminhos que necessita por hora. Não adianta tentar fazer tudo sozinho, muito menos as sessões de terapia! Entender como fazer a Constelação familiar pode nos ajudar a tomar a diretriz correta.

Portal: Um constelador deve fazer constelação familiar sozinho ?
R: É preciso valorizar a formação do profissional e sua preocupação em ajudar os outros com as informações que possui. Sendo assim, use o trabalho dele de base para se olhar, mas retribua corretamente a demanda. Esse movimento de negar um serviço de terceiros pode acabar sendo incluso em seu campo e gerar uma onda de egoísmo nos demais.
Além disso, “é recomendável a formação específica oferecida no curso de Constelação familiar. Com o nosso curso, o aluno se torna uma opção a mais para quem precisa de um guia interior. “Será ele o indicador das opções de estradas que o outro pode seguir naquele momento”, enfatiza Fermino Neto.

Portal: Como é esse curso?
R: Dividido em diversos módulos temáticos, o curso consegue passar de forma simples e direta às propostas que a Constelação Familiar oferece. Isso é sentido por conta dos professores que se encarregam de moldar a sua perspectiva para novos desafios.
É um curso intensivo, mas contém tudo que uma pessoa/família e/ou empresa necessita para obter os benefícios da metodologia que harmoniza e muda a energia.
O aluno tem tudo apostilado e obtém um certificado que atesta seu excelente histórico acadêmico como constelador. Entre já em contato conosco e garanta sua vaga em nosso curso de Constelação familiar em parceria com duas instituições tradicionais no Rio deJaneiro.
Dessa forma, se você quiser, poderá receber pelo trabalho e verá o quanto é importante que as pessoas saibam da problemática envolvida na forma de fazer constelação familar.

Portal: Quem pode fazer o curso?
R: Qualquer pessoa maior de 18 anos e se menor com autorização dos pais, pode perfeitamente frequentar as 12 horas de renascimento interior em que olhar de frente o passado, valorizando o presente possa abrir portas para um futuro de crenças fortalecedoras.

Portal: Como será o Curso em Araguaína?
R: “Será incrível, mal posso esperar pelo momento. Estamos recebendo muita ajuda de toda parte, de muita gente, uma energia maravilhosa, virá quem tiver que vir. Vamos fornecer uma apostila completa, realização do Instituto Águia Terapias com certificado profissionalizante do Instituto Carioca de Ciência Holísticas (ICCH) da Faculdade de Ciências Teológicas e Psicanalíticas do Estado do Rio de Janeiro (FACITEPERJ) com registro na Bíblioteca Nacional. Incluso delicioso almoço no aconchegante Premier Hotel”.
São 12 horas bem aproveitadas que vão mudar o mundo daquelas pessoas incríveis que já se inscreveram e das outras que vão ocupar as vagas que ainda restam. As vagas são limitadas porque nós queremos qualidade, não massa acéfala.

Portal: Segundo a Constelação comprova-se que ao nascer trazemos no DNA características dos antepassados?
R: Sim, claro. Bert Hellinger descobriu que, ao nascer, uma pessoa traz consigo características genéticas. Na maioria das vezes, os traços mais notáveis são aqueles relacionados a aspectos físicos, como fisionomia, cor dos olhos, estrutura corporal e até mesmo algumas condições de saúde. Da mesma forma, ao longo do desenvolvimento, algumas particularidades emocionais também se manifestam, como comportamento, maneira de reagir às situações e até mesmo gostos e aptidões. Quem nunca ouviu a frase “Você puxou isso do seu pai” ou “Você tem talento como sua mãe”?

Portal: É comum achar que a herança dos antepassados se restringe a esses aspectos.
R: É muito comum. Mas, no entanto, nossa ancestralidade é muito mais complexa do que se imagina e pode influenciar, inclusive, alguns fatos e padrões de comportamento na vida de uma pessoa. O filósofo, teólogo e psicanalista alemão Bert Hellinger foi um estudioso desse tema. Após conviver por 16 anos com a tribo dos Zulus, na África do Sul, e estudar profundamente diferentes correntes dentro da psicologia, ele chegou à conclusão que os seres humanos estão energeticamente conectados aos seus antepassados por meio de um campo morfogenético, algo como uma energia coletiva.

Portal: Isso parece uma descoberta interessante:
R: É mais que interessante. É fundamental para o autoconhecimento e percepção da pertença a um clã, uma raça, uma hierarquia, uma estrutura. Segundo a visão de Hellinger, essa conexão faz com que os familiares carreguem consigo informações vividas por outros parentes, mesmo que esses parentes já tenham morrido. Isso significa que a vivência dos nossos antepassados, bem como suas crenças, valores morais, traumas, doenças e segredos formaram uma espécie de memória que pode ser passada geneticamente para seus filhos, netos e bisnetos, influenciando a vida dos descendentes. Por esse motivo, é possível que alguns obstáculos recorrentes, como problemas afetivos, endividamento e até mesmo uma doença sejam, na verdade, consequências de alguma situação vivida, por exemplo, pelos bisavós.

Portal: Como assim? Pode nos dar um exemplo?
R: Olha, pode ser que você esteja um pouco confuso e tentando relacionar os problemas da sua vida com atitudes dos seus parentes. Mas é importante saber que tentar identificar e resolver essa situação sem auxílio é um caminho que dificilmente leva a uma solução. No entanto, existe um método capaz de alcançar esse entendimento e esclarecer esses emaranhamentos herdados dos ancestrais: a Constelação Familiar.

Portal: Quais são os preceitos da Constelação Familiar?
R: Muito simples mas bem profundos. Quando Hellinger criou a Constelação Familiar ele descobriu, observou e validou as “Ordens do Amor”. Essas leis têm o poderl de influenciar tanto a vida individual das pessoas quanto também um sistema familiar. O não cumprimento dessas leis é um dos fatores que pode desencadear desequilíbrios e emaranhamentos no sistema familiar, ocasionando assim em problemas afetivos, financeiros, fobias, doenças e tendências suicidas.

Portal: Quais são as 3 ordens do amor escritas pelo criador da Constelação?
R: Vamos estudar isso a fundo no dia do curso. É o fundamento da Constelação. As ” 3 Ordens do Amor” escritas por Hellinger e que iremos explicar melhor no curso são respectivamente:
Lei do pertencimento
Lei da hierarquia
Lei do equilíbrio

Portal: A Constelação Familiar resolve que tipo de problema?
R: Então, como já disse acima, a Constelação Familiar é uma prática terapêutica usada para tratar questões físicas e mentais a partir da revelação das dinâmicas ocultas de uma família. Por meio da constelação familiar é possível identificar acontecimentos que, mesmo desconhecidos, podem trazer problemas para a vida de uma pessoa.
Essa prática pode ser entendida como uma terapia breve, ou seja, que não requer repetidas sessões para elucidar uma questão. Isso acontece porque a constelação familiar atua de forma energética e visa solucionar um conflito por vez. Suas dinâmicas consistem em montar o sistema familiar e entrar em contato com o campo morfogenético do sistema familiar do cliente. Esse contato possibilita identificar os motivos que possam ter ocasionado um desequilíbrio nesse sistema.

Portal: Qual o objetivo da Constelação Familiar?
R: Seu objetivo é melhorar a qualidade de vida das pessoas começando de dentro para fora. O ICCH ensina, de acordo com a Fundação Bert Hellinger e a Associação Brasileira de Constelações Sistêmicas, a terapia de Constelação Familiar não tem o objetivo de substituir outras terapias ou se colocar acima da medicina convencional, mas sim servir de complemento e possibilitar que o indivíduo tenha conhecimento de seu sistema familiar.

Portal: Todo tipo de questão pode ser constelada?
R: Tanto uma pessoa com doença terminal ou até mesmo uma empresa, todo tipo de questão pode ser constelada e ter seu conflito inserido no sistema familiar.

Portal: Como eu agendo uma constelação familiar?
R: É possível agendar uma sessão com os terapeutas que realizam constelação familiar. Alguns terapeutas realizam a sessão no próprio consultório. Caso seja uma constelação em grupo, a dinâmica poderá ser realizada num ambiente púbico.
Se for alguém desprovido de recursos, mas tiver interesse em realizar uma sessão de Constelação Familiar pelo Sistema Único de Saúde pode procurar atendimento na Unidade Básica de Saúde mais próxima. Lá os profissionais darão orientação sobre as etapas a serem seguidas para participar da dinâmica. É importante ressaltar que a data do agendamento depende das vagas disponíveis no sistema de saúde.

Portal: A Constelação Familiar é uma profissão reconhecida pelo Ministério do Trabalho?
R: Sim. Ela está classificada na Constituição Federal Artigo 5º itens IX e XIII, O Ministério da Saúde incluiu a Constelação Familiar no rol de procedimentos disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS). A terapia foi incluída no escopo das Práticas Integrativas e Complementares (PICs) como forma de ser uma terapia complementar que pode contribuir para a saúde e bem-estar da população.