Na manhã desta segunda-feira, 21, o presidente da Academia de Letras, Ciências, e Artes dos Militares do Estado do Tocantins (ALCAM-TO), coronel Joaidson Torres de Albuquerque e a vice-presidente tenente-coronel Lucelita Alves, estiveram no Quartel do Comando Geral do Corpo de Bombeiros (CBMTO) para um momento de congraçamento e ajustes da solenidade de Instalação e posse dos novos acadêmicos.
“Tendo em vista a posse dos novos sócios beneméritos, nos reunimos, pois essa primeira reunião é fundamental, visto que, doravante, iremos trabalhar todos juntos. Sem a participação deles essa solenidade não aconteceria”, disse a vice-presidente da ALCAM do Tocantins, tenente-coronel Lucelita Alves.
“Desenvolvemos também um congraçamento entre a diretoria administrativa da Academia, e nossos sócios beneméritos, que fazem o apoio que nós precisamos para desenvolver nossas atividades”, complementou o presidente da ALCAM do Tocantins, coronel Albuquerque.
Durante a solenidade da próxima quarta-feira, 23, o Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins ganhará três cadeiras efetivas na Academia. A tenente-coronel da Reserva, Lucelita Maria Alves, que conquistou, em 2022, a cadeira inédita na Academia de Letras Militares Estaduais do Brasil, será diplomada como Acadêmica Fundadora da ALCAM-TO. O sub-chem do CBMTO, coronel Cleber Sobrinho, e o tenente-coronel, Wellington de souza Moura, serão empossados como Acadêmicos Militares Efetivos.
Participaram da reunião o chefe do Estado-Maior do CBMTO , coronel Ornelas;o sub-chem do CBMTO, coronel Cleber Sobrinho;o subchefe da Casa Militar, coronel Flávio Brito e os novos membros que serão empossados como Sócios Beneméritos: presidente da ASMIR, tenente coronel Adão Sousa Lima;o secretário-chefe da casa militar do Governo do Tocantins, coronel Wander Vieira, e o diretor-presidente da Fundação Pró-Tocantins, Coronel Benício.
ALCAM-TO
A Academia de Letras, Ciência e Artes dos Militares do Tocantins (ALCAM-TO) foi criada em 14 de setembro de 2022 e é constituída de escritores, artistas e/ou cientistas que sejam policiais militares e bombeiros militares, da ativa e da reserva do estado do Tocantins, os quais se dediquem ao estudo e produção de obras que retratem a filosofia, a cultura, a técnica e as temáticas do universo da Segurança Pública, visando, especialmente, o resgate da história das Corporações, seus vultos e o fazer científico-literário de maneira geral.