AÇÃO POLICIAL

Dia do soldado: Ser soldado é vivenciar desafios, abdicar momentos familiares e sobreviver a situações que exigem foco e determinação

Neste 25 de agosto é comemorado o Dia do Soldado. A data foi escolhida em homenagem ao aniversário do patrono do Exército Brasileiro, Luis Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias.

Os soldados são as pessoas que escolhem servir a população, por meio da prestação de serviços na área da segurança pública. Alguns se alistam para prestar serviços em defesa do país, além de ter algumas corporações que são ligadas ao Estado, como é o caso da Polícia Militar.

Na Polícia Militar do Tocantins temos os soldados Willian Tiago e Isabella, que decidiram servir o público tocantinense, por meio da corporação, servindo com dedicação e dando o melhor de si mesmos em prol da segurança da sociedade. Conheça um pouco da história desses dois profissionais.

Do Colégio Militar à Força Tática da PMTO

Servir a sociedade sempre foi o desejo de Willian Tiago Lopes, de 22 anos. Antes de ingressar na gloriosa PMTO, o soldado Thiago teve outras experiências como militar.

Tiago estudou no Colégio Militar, em Palmas, entre os anos de 2016 e 2018. No mesmo ano de formatura do CMP, em 2018, ele fez a prova para Oficial temporário do Exército Brasileiro, onde passou e em 2019 fez o curso Oficial temporário do Exército.

O Soldado foi aluno do Colégio Militar, em Palmas. – Arquivo pessoal

A carreira militar era um sonho para o soldado, que em 2021 prestou concurso para PMTO e após passar em todas etapas, conseguiu se tornar Polícia Militar. Para Tiago, ter estudado no Colégio Militar o ajudou bastante a enfrentar todas essas etapas de sua vida, até realizar esse tão sonhado desejo de fazer parte da PMTO.

“Ter sido aluno do Colégio Militar para mim foi um privilégio. Na instituição, eu tive a oportunidade de conhecer como funcionava o militarismo e também fiz curso de fiscal, no ano de 2018, que me deu uma base. O Colégio Militar abriu as portas para mim, porque de lá eu iniciei a minha carreira militar. Então, sou grato aos conhecimentos que tive no CMP,” conta o Soldado.

Em 2021, o soldado prestou concurso e em 2022, formou-se na PMTO. Não foi fácil, mais superou todos os desafios propostos, sempre com o foco em ingressar e fazer parte da gloriosa. Engana-se quem pensa que ele parou por aí. O soldado logo enfrentou o curso da Força Tática.

O Soldado Tiago está lotado na Força Tática. – Arquivo Pessoal

Operação Canguçu, mais uma missão cumprida

No ano de 2023, Thiago fez o 14º curso da Força Tática, onde está lotado hoje. E a jornada não parou por aí. Tiago já até participou de uma grande Operação, a Canguçu, que teve duração de 39 dias e foi em conjunto com Polícias Militares de cinco Estados Brasileiros, na busca de uma quadrilha responsável por atacar a cidade de Confresa, no Mato Grosso.

Essa missão foi desafiadora para o soldado, mas para ele é prazeroso ver que a população têm policiais que trabalham com o objetivo de manter a ordem e a paz na sociedade.

“Estávamos concluindo o estágio da Força Tática, quando surgiu a Operação. Todo o efetivo foi designado e minha equipe foi no segundo dia. A Operação Canguçu marcou minha vida. Considero-me honrado por ter participado. Foi desafiador, principalmente porque ficamos dias longe das nossas famílias,” relata o soldado.

Desafios de ser PM

Muitos soldados deixam de participar de festas de aniversários dos filhos, dos pais para cumprir o que é ordenado no PM. Datas comemorativas são tiradas da agenda, quando se trata de missões.

E não se engane, quando entram para Polícia Militar, todos já sabem disso. Não é fácil, mais saber que tudo é com o intuito de manter a sociedade segura, vale a pena.

“Ser policial militar é um grande desafio diário, porque você tem que abdicar do seu tempo com a família. Muitas vezes deixamos de passar datas comemorativas com os familiares, devido à missão de servir a população falar mais alto”, destaca Tiago.

Desde estudante à Polícia Militar, Tiago entendeu que para ser soldado, as missões muitas das vezes terão que ser cumpridas, independente do dia, hora ou local. Tudo é pensado no bem-estar do próximo e não apenas em si mesmo.

Soldado e a música, conheça a história da Isabella

Ser soldado é entender que missões em prol da segurança da população é o ponto principal. Na PMTO, existem funções que podem ser exercidas com esse objetivo. A Isabella entende muito bem isso.

A Soldado Isabella Alves Rodrigues da Cunha, de 22 anos, é natural da cidade de Goiânia, no estado de Goiás. Ela ingressou na Polícia Militar do Tocantins quando prestou o concurso do Quadro de Praças Especialistas (QPE), como Aluno –Soldado Músico.

A Soldado Isabela integra a Banda de Música da PMTO. – Arquivo pessoal

A Soldado tem formação em técnico musical, pelo IFG (Instituto Federal de Goiás), onde cursou técnico integrado em  instrumento musical. Isabela está lotada em Palmas, no Quartel do Comando Geral (QCG), onde serve a população tocantinense na Banda de música da PMTO. Ela toca Saxofone.

A música é um grande aliado da comunidade, onde todos são beneficiados tanto por meio de apresentações, quanto por projetos que auxiliam no desenvolvimento de jovens e adolescentes.

“A música promove o equilíbrio, proporcionando um estado agradável de prazer, paz, conforto, além de possuir um poder transformador capaz de mudar a realidade de crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social”, diz a soldado.

Servindo a população tocantinense por meio da música

Isabela coloca todos os dias a farda da gloriosa e segue para o QCG, onde por meio da música serve o povo tocantinense. A música é um setor de grande importância na PMTO. Por meio dela, a comunidade também é guardada.

A banda de música da PMTO atua em solenidades da instituição, devido ser ela que dita o ritmo das marchas. Nos desfiles os toques musicais têm o papel de grande importância para execução dos movimentos de ordem unida.

Na sociedade em geral, a Banda de Música estará perto da sociedade, levando mensagem de fé, esperança e paz.  São por meio dos projetos sociais que a música consegue alcançar crianças e adolescentes e ainda influenciar a seguir carreira na música ou para ser policial.

É necessário conciliar ensaios com as atividades operacionais. – Ascom PMTO

Superando desafios

Ser da Banda de uma instituição que tem como objetivo de servir e proteger a sociedade é desafiador. Isabela tem que ter o foco em apresentações, com muitos ensaios, além de focar nas funções do serviço operacional.

São inúmeros os desafios, como adaptação ao estado novo, adaptação à carreia militar, além de ser policial feminino, devido ser outra realidade em uma intuição onde é predominante do sexo masculino.

Mas os desafios são superados, quando se trata de cuidar da população. “Tenho orgulho de estar na PMTO. Ser policial é ter uma profissão cheia de desafios e respeito, porque além de levar a música para comunidades, levamos também a sensação de segurança. É muito gratificante,” ressalta Isabela.

Ser soldado é isto. Servir a população, proporcionando segurança e paz. Tanto Tiago quanto Isabela são orgulhosos de fazerem parte da PMTO. Cada um deles, entre tantos que servem na Polícia Militar do Tocantins, exercem suas funções com prazer e excelência, sempre com o foco em de proporcionar sensação de segurança e bem-estar a cada indivíduo tocantinense.  Por meio dessas duas histórias de vida, a Polícia Militar do Tocantins presta sua homenagem e parabeniza a todos os policiais militares pelo “Dia do Soldado”.