De dezembro de 2023 a fevereiro de 2024, o Departamento Estadual de Trânsito do Tocantins (Detran/TO) realizou 15 ações de fiscalização e educação para o trânsito, incluindo patrulhamento, blitzes repressivas e educativas, além de entregas de materiais didáticos em todo o Estado. As ações fizeram parte do Programa Rodovida, e buscaram alcançar os motoristas durante o período de festividades que tiveram início em dezembro, e seguiram até o término do carnaval, em fevereiro.
Com o slogan “Paz no trânsito começa por você”, o Programa Rodovida 2023/2024 é constituído pelo conjunto de ações organizadas, coordenadas e integradas promovidas por órgãos e entidades que integram o Sistema Nacional de Trânsito (SNT), voltadas para a segurança viária e redução dos sinistros de trânsito. A Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), foi a responsável por administrar as ações desta última edição do Programa.
Operação Folião Seguro 2024
Uma das ações que fizeram parte do Rodovida no Tocantins foi a Operação Integrada Carnaval 2024. Uma iniciativa do Sistema Integrado de Operações (Siop), órgão vinculado à superintendência de segurança integrada da Secretaria da Segurança Pública do Tocantins (SSP-TO). O objetivo da ação conjunta foi reduzir os índices de mortes e sinistros de trânsito durante o período das festividades de carnaval.
Dados Operação Folião Seguro 2024
O Detran/TO abordou 2.082 veículos, removeu 26, lavrou 924 autos de infração e realizou 127 testes do bafômetro, dos quais quatro deram positivos, 123 negativos e seis recusas, durante as festividades de carnaval nos municípios tocantinenses, que aconteceram do dia 09 ao dia 14 de fevereiro. Mais de 2 mil veículos foram abordados e cerca de 83 mil pessoas impactadas em todo o Estado.
Infrações recorrentes
Durante o Programa Rodovida, as infrações mais registradas nas ações de fiscalização foram os flagrantes de pessoas dirigindo veículos sem possuir Carteira Nacional de Habilitação (CNH), e de motoristas conduzindo veículos sem utilizar o cinto de segurança.
Educação Para o Trânsito
Para a gerente de educação para o trânsito, Helida Cristina Noronha, as ações além de fiscalizar buscam conscientizar os motoristas sobre a importância de adotar condutas mais seguras nas vias por parte dos motoristas. “A campanha vem ao encontro das ações educativas que são realizadas pelo Detran/TO ao longo do ano, nossa meta é conscientizar motoristas e pedestres sobre a importância do respeito às leis de trânsito para que todos possam transitar em segurança”, finalizou.






