Araguaina

Comissão Central de Transição UFT/UFNT realiza primeira reunião via videoconferência

Reunindo professores, técnicos e gestores da Universidade Federal do Tocantins (UFT), foi realizada na tarde desta quinta-feira (15), a primeira reunião da Comissão Central de Transição UFT/UFNT, por videoconferência. A Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT) foi criada por meio da Lei 13.856, no dia 8 de julho de 2019, pelo desmembramento dos câmpus de Araguaína e Tocantinópolis.

Participaram da reunião os servidores lotados na Reitoria, Câmpus de Araguaina e Câmpus de Tocantinópolis que compõem a Comissão e também integram os grupos de trabalho formados para o processo de transição.

Segundo o reitor da UFT, Luis Eduardo Bovolato, os gestores e técnicos da universidade reúnem todas as condições para conduzir esse processo de transição da melhor maneira possível, principalmente pela experiência de todos os membros da Comissão.  “Temos que dar o suporte e a orientação para a equipe, dar uma base nessa arquitetura gerencial e administrativa para o início da UFNT”, ressaltou o reitor.

Para o diretor do Câmpus de Tocantinópolis, Nataniel Araújo, neste momento é importante contar com o coletivo da UFT para implantação da UFNT. “Temos uma reunião com discussão de trabalhos técnicos da Comissão e planejamento das ações e precisamos analisar as melhores opções que se adaptam às necessidades de cada setor”, complementou durante a reunião.

Grupos de Trabalho

A Comissão Central é composta por 11 pessoas e cada Grupo de Trabalho (GT) contará com um representante da Reitora, do Câmpus de Araguaína e do Câmpus de Tocantinópolis. Ao todo serão três GT’s iniciais: Gestão de Pessoas, Administração e Planejamento, e, Planejamento e Desenvolvimento Institucional.

Segundo a vice-reitora da UFT, Ana Lúcia de Medeiros, a universidade desempenhará um papel técnico nesse processo, com treinamentos de pessoal, a formulação de Plano de Trabalho e Planos de Ação até que seja nomeado o reitor pro tempore para a UFNT. “Já temos avançado bastante nas discussões e precisamos começar pelos sistemas para dar autonomia à UFNT e precisamos trabalhar rápido nesses sistemas, para que os colegas possam ganhar tempo”, destacou Ana Lúcia.

Dentre os encaminhamentos da reunião, ficaram estabelecidas ações de comunicação e a apresentação do Plano de Trabalho com as ações dos Grupos de Trabalho, na primeira semana de junho.