AÇÃO POLICIAL

Bombeiro Militar Tocantinense retorna ao Brasil após assistência humanitária brasileira ao Canadá

Foto: Divulgação LIGABOM

Na manhã da última quarta-feira, 23, após 30 dias de trabalho, foi realizada cerimônia de boas-vindas da missão de assistência humanitária do Brasil ao Canadá, no Palácio Itamaraty, em Brasília, a convite da Ministra de Estado, substituta, das Relações Exteriores, Embaixadora Maria Laura da Rocha.

O empenho dos profissionais teve por objetivo o combate a incêndios florestais que atingem aquele país, num trabalho integrado de todas as agências envolvidas no combate às chamas, com a orientação do governo canadense.

Determinada pelo Presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva, em atenção a pedido do governo canadense, a missão humanitária brasileira foi coordenada pela Agência Brasileira de Cooperação (ABC), do Ministério das Relações Exteriores (MRE), e contou com 104 especialistas vinculados ao Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA); ao Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional (MIDR); à Força Nacional de Segurança Pública (FNSP), ao Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP); e Conselho Nacional dos Corpos de Bombeiros Militares (LIGABOM).

“Foram 30 dias de uma experiência única, um país, um idioma e uma forma de combater incêndio completamente diferentes. Aprendi muito, foi desafiador, fugiu muito do que estamos acostumados a fazer, mas com toda boa vontade que a gente tem de trabalhar, fizemos de tudo para conseguir ter êxito na nossa missão e graças a Deus deu tudo certo. Foi uma participação muito boa, trabalhamos bastante, apagamos muito fogo, foi muito bom”, relatou o 2º tenente Agnaldo Silveira, único bombeiro militar tocantinense a integrar a missão.

Para o Conselho Nacional dos Corpos de Bombeiros Militares (LIGABOM), os representantes foram escolhidos por serem especialistas em incêndios florestais, contemplando todos os biomas brasileiros. Dessa forma, além de poderem atuar em todas as vegetações que possam existir naquele país, os bombeiros militares brasileiros trazem também em sua bagagem a experiência de um grande incêndio que poderá ser compartilhada com suas corporações de origem, fortalecendo o que já vem empregado no Brasil.

Estiveram representados os seguintes Corpos de Bombeiros Militares, sendo enviados para a missão, sob a coordenação do da Agência Brasileira de Cooperação do Itamaraty:

1. CBMMG; 2) CBMPE; 3) CBMPB; 4) CBMBA; 5) CBMCE; 6) CBMMA; 7) CBMRO; 8) CBMAC; 9) CBMMT; 10) CBMERJ; 11) CBMGO; 12) CBMDF;13) CBMES; 14) CBMSC; 15) CBMRS; 16) CBMPR; 17) CBPMESP; 18) CBMTO

Após a solenidade, os combatentes florestais seguiram para o seio de suas famílias que os aguardam ansiosamente.

A missão de cooperação entre os dois países para apoiar o combate a incêndios florestais que atingem o Canadá foi concluída após 30 dias