ESTADO

Estação Elevatória de Esgoto da Unidade Penal Regional de Araguaína trará benefícios

Foto: Lauane dos Santos/Governo do Tocantins

A fim de acompanhar a execução das melhorias estruturais em todas as unidades penais do Estado, o secretário executivo da Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça do Tocantins (Seciju), Gilson Silva, realizou nesta sexta-feira, 8, vistoria da obra de construção da Estação Elevatória de Esgoto da Unidade Penal Regional de Araguaína. A construção realizada em uma parceria entre o Governo do Tocantins e concessionária de água BRK Ambiental, irá beneficiar diretamente a população interna da Unidade e suprir uma demanda antiga de saneamento básico no local.
Durante a visita, o secretário executivo, Gilson Silva, ressaltou a importância do desenvolvimento estrutural das unidades para garantir o avanço nos projetos desenvolvidos e melhor execução da pena.

“Nossa gestão tem acompanhado de perto o desenvolvimento tanto estrutural como social das unidades, com compromisso de garantir melhorias em todo o Sistema Penal e também no Socioeducativo. E um exemplo desse avanço é a construção da Estação Elevatória de Esgoto em Araguaína que trará benefícios para a Unidade e comunidade no entorno, solucionando problemas sociais e ambientais, além de seguir a orientação do nosso governador Wanderlei Barbosa de melhorar infraestrutura e a qualidade de trabalho dos servidores, garantindo também a devida custódia de presos”, ressaltou.

O chefe da Unidade Penal Regional de Araguaína, Eliakim Moraes, comemorou as melhorias estruturais do estabelecimento e reforçou que a Estação irá solucionar importante demanda.  “Essa estação irá contribuir para a qualidade de vida e saúde tanto dos moradores da região, como dos servidores e custodiados da Unidade, pois a falta de um tratamento adequado pode ocasionar problemas como o mau cheiro e possíveis doenças. Essa é uma demanda antiga e essa construção veio para organizar o que estava faltando na nossa Unidade”, reforçou.

Obras
A construção da Estação Elevatória de Esgoto está prevista para finalizar em meados de junho e está sendo realizada graças a articulação do Setor de Obras da Seciju com o Instituto de Natureza do Tocantins (Naturatins) e a BRK Ambiental. O objetivo é atender demandas ambientais e contribuir com o desenvolvimento socioeconômico da região.

Unidade de Tratamento Penal Barra da Grota

Gilson Silva também realizou visita técnica na Unidade de Tratamento Penal Barra da Grota, em Araguaína, com intuito de conhecer a estrutura e acompanhar os trabalhos desenvolvidos no estabelecimento penal. Na ocasião, o secretário executivo conheceu um pouco mais sobre os principais projetos da Unidade, como o de horticultura, lava jato, oficinas de trabalho e a rádio interna, além dos voltados à educação e qualificação profissional, como o curso de construção civil, finalizado recentemente.

De acordo com o chefe da Unidade de Tratamento Penal, Paulo Freitas, atualmente cerca de 60% da população carcerária está desenvolvendo alguma atividade, seja ela educacional ou de trabalho. São 160 custodiados envolvidos em projetos educacionais e 98 trabalhando, dentro ou fora da Unidade, como na reforma do Centro de Internação Provisória da região Norte e do Corpo de Bombeiros.

Para Paulo Freitas o desenvolvimento dessas atividades reflete diretamente na segurança do local. “Esses projetos trazem uma tranquilidade para os custodiados que estão inseridos na Unidade, pois há uma grande inquietação quando não estão exercendo alguma atividade, então a realização desses projetos acarreta em uma maior segurança do nosso estabelecimento penal. Temos ordem e disciplina na Unidade e isso é reflexo dos nossos trabalhos de ressocialização que tem dado muito certo”, afirmou.

Foto: Lauane dos Santos/Governo do Tocantins
Privacy Overview

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência possível ao usuário. As informações sobre cookies são armazenadas no seu navegador e desempenham funções como reconhecê-lo quando você retornar ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você acha mais interessantes e úteis.