Com intuito de incentivar a produção artística entre os adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa e ampliar o conhecimento por meio da escrita, o Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju) e em parceria com a Defensoria Pública do Tocantins (DPE-TO), iniciou nessa quarta-feira, 16, o projeto Livrarte: Poesia como Forma Livre de Pensar, no Centro de Internação Provisória Masculino (Ceip Sul), em Palmas.
Após o lançamento do projeto na unidade, que tem objetivo de fomentar a leitura e a escrita entre os socioeducandos, foi dado início às oficinas de produção, onde os participantes foram incentivados a produzir poesias próprias, as quais poderão compor um e-book digital. A expectativa é de que o projeto atenda cerca de 50 adolescentes do Ceip masculino de Palmas, do Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) de Palmas, onde o lançamento ocorreu na segunda-feira, 14, e no Centro de Internação Provisória (Ceip) Masculino de Gurupi.
O chefe do Ceip Central de Palmas, Edgar Macena, ressaltou que o projeto irá incentivar os adolescentes na construção de um futuro melhor. “Esse projeto de poesias vai contribuir muito, pois ajuda na formação da personalidade desses adolescentes e auxilia na construção de um futuro melhor. No momento em que está refletindo para elaborar uma poesia, ele também está refletindo sobre seu futuro e contribuindo para o momento em que for retornar para sociedade”, afirmou.
Livre pensar
De acordo com a pedagoga e gerente de Ensino e Capacitação da Defensoria Pública, Elis Sodré, que conduziu a primeira oficina no Ceip Central, esse foi apenas o início do projeto, que terá continuidade nos meses de março e abril com os professores que atuam no Centro. Ao final das oficinas, será realizado um concurso e as cinco melhores poesias irão compor o e-book digital.
Ao longo dos encontros, os socioeducandos têm a oportunidade de expressarem os seus sentimentos por meio da escrita e da fala, como relata o adolescente de 17 anos, que já escreveu uma música e pretende participar do concurso de melhores poesias. “Não demonstro os meus sentimentos com todas as pessoas, mas em todas as coisas que vou fazer eu consigo expressar o que sinto por dentro e o que sinto pelas pessoas, por isso estou gostando muito das oficinas. Aqui, estamos aprendendo a nos expressar e até conversar em sociedade”, contou Elis Sodré.
A coordenadora do Núcleo Especializado de Promoção e Defesa dos Direitos das Crianças e Adolescentes (Nudeca) e defensora pública, Larissa Pultrini, explicou que o objetivo do projeto é incentivar os socioeducandos a se expressarem. “O Livrarte tem o objetivo de fazer com que os adolescentes consigam se expressar e serem ouvidos, pois isso ajuda durante o tempo em que estão aqui. Essa é uma forma de arte e de educação, que é a base para a mudança”, destacou.
Lançamento
Lançado na segunda-feira, 14, no Case e, nessa quarta-feira, 16, no Ceip Central, o projeto Livrarte: Poesia como Forma Livre de Pensar terá sua próxima edição de lançamento no Centro de Internação Provisória (Ceip) Sul, em Gurupi, no dia 22 de março.







