
Durante o período de Ano Novo, foram registrados pela PRF nas rodovias federais que cortam o Estado do Tocantins um total de 8 acidentes, número 20% menor do que o registrado no mesmo período do ano anterior – período em que 10 acidentes foram registrados.
Acompanhando a redução do número de acidentes, a PRF registrou uma queda no número de vítimas fatais, na operação que se encerrou não foi registrado nenhum acidente com vítima fatal, enquanto na operação do ano anterior o número foi de duas mortes.
Ainda com base no comparativo, o número de pessoas feridas aumentou de 11 para 13 pessoas.
Para atingir o objetivo principal, reduzir o número de acidentes graves, a PRF realizou trabalho intensivo de fiscalização e orientação, tendo registrado nesse mesmo período um aumento no número total de autos de infração: foram 398 autos de infração contra 148 autos na operação anterior, um aumento de 169%.
A infração mais observada foi a ultrapassagem irregular, 67 condutores foram flagrados cometendo essa infração, número 139% maior que no mesmo período da operação anterior – quando 28 flagrantes foram contabilizados.
Observou-se ainda um aumento no número de pessoas flagradas dirigindo embriagadas, foram 10 condutores que conduziam seu veículo após ingerir bebida alcoólica número 900% maior que no último período de réveillon, quando apenas 1 condutor foi flagrado nesta circunstância.
Rodovida
Criada em 2011, a Operação Rodovida é uma ação do governo federal, comandada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, por meio da PRF, com apoio da Presidência da República, Casa Civil e dos ministérios das Cidades, da Saúde e dos Transportes.
Acontecendo em período de maior fluxo rodoviário (comemorações de final de ano, férias escolares de janeiro e Carnaval), época em que milhões de brasileiros pegam a estrada, com aumento de fluxo de veículos em praticamente todas as regiões do Brasil, a Rodovida prioriza ações integradas e simultâneas, envolvendo diversas agências de fiscalização, com atuação coordenada e sistêmica, dentro dos respectivos eixos de competência, com o intuito de somar forças no enfrentamento à violência no trânsito e na redução dos custos sociais decorrentes.
Em paralelo às ações de fiscalização da Polícia Rodoviária Federal e instituições de segurança pública, os ministérios da Justiça, das Cidades, dos Transportes e da Saúde promoverão companhas publicitárias de conscientização em todo o Brasil. A primeira fase da operação seguirá até 31 de janeiro e abrangerá o período das férias escolares, festas de Natal, Ano Novo, feriados marcados pelo aumento no fluxo de veículos e de passageiros. (Ascom PRF)



