Política

Vereador Matheus Mariano propõe que líderes religiosos façam parte do grupo prioritário para vacinação

O vereador Matheus Mariano (Podemos) solicitou a Prefeitura de Araguaína, na sessão plenária desta terça-feira (04), que líderes religiosos sejam incluídos como grupo prioritário no cronograma de vacinação contra a Covid-19. O requerimento foi aprovado por unanimidade pelos demais parlamentares.

Segundo o autor, a inserção dos líderes religiosos na lista prioritária de vacinação é de fundamental importância, uma vez que, as famílias que perderam seus entes queridos para a Covid-19, ou que têm pessoas doentes, na grande maioria dos casos, contam com o apoio da igreja, sendo acolhidas e confortadas por intermédio do trabalho de líderes religiosos.

“Os líderes religiosos não têm como se isolar no sentido de se proteger do vírus, justamente porque são sempre procurados pela comunidade. Eles arriscam a própria vida para fazer um aconselhamento, uma oração, se deslocando de suas residências para levar ajuda como cesta básica, remédios e muitas vezes, até ajuda financeira”, argumentou o Mariano.

O vereador também destacou que a assistência prestada por esses líderes não parou durante a pandemia, mas continua e considera justo que sejam reconhecidos como um grupo que atua na linha de frente.

“Não podemos esquecer que durante todo este tempo eles continuam diariamente em contato direto com a população. Atendendo pessoas de diferentes classes sociais, inclusive os mais vulneráveis e carentes. Eles percorrem hospitais, casas de recuperação, presídios, orfanatos, lares de idosos e demais instituições que prestam serviço de assistência social. Deste modo, torna-se urgente colocar este público como prioritário na vacinação contra a COVID 19″, finalizou.

Dados do IBGE revelam que 92% da população brasileira afirma pertencer a alguma religião. O que significa, que a eventual morte de líderes provoca grande impacto na sociedade.