Política

Vereador Edimar Leandro (MDB) solicita do executivo municipal a disponibilização de testes rápidos gratuitos para diagnosticar a COVID-19

Nesta terça-feira 30, foi votado e aprovado o requerimento de autoria do Vereador Edimar Leandro (MDB) onde o mesmo requer ao executivo municipal, disponibilização gratuita de testes rápidos da Covid-19 para funcionários de empresas que tiver casos de coronavírus.

Este requerimento tem a pretensão de disponibilizar de forma gratuita os testes rápidos na intenção de que quando um funcionário contrai o vírus ele pode estar contaminando os seus colegas de trabalho. Levando em consideração que os sintomas as vezes leva alguns dias para se manifestar, essas pessoas podem estar fazendo os testes nas unidades de saúde em que estão disponíveis os testes gratuitos. Visto que, a testagem só pode ser feita, se a pessoa apresentar sintomas de coronavírus.

As despesas para a disponibilização da testagem gratuita, será feita por meio do Programa Federativo de Enfrentamento ao Coronavírus- PFEC, que destinou um auxílio financeiro a estados e municípios para combate da pandemia da Covid-19. O município de Araguaína foi uma das cidades contempladas e assim poderá contribuir para a validação desse requerimento. Vale ressaltar que, para a realização do teste é necessário que o funcionário leve sua carteira de trabalho ou documento que comprove o vínculo empregatício.

“Garantindo esse direito de testagem, seria uma forma de conter a propagação do vírus, uma vez que, descobrindo a doença desde o início, o funcionário fica em isolamento e tomando as devidas medicações, evitando que outras pessoas contraiam o vírus”, acrescenta o Parlamentar.