Política

Vereador Edimar Leandro (MDB) dispõe sobre a inclusão da disciplina de Educação para o Trânsito

Nesta terça-feira, 03 de março, ocorreu a primeira votação do Projeto de Lei n° 042/17 do vereador Edimar Leandro (MDB), o mesmo solicitou a inclusão da disciplina de Educação para o Trânsito, como atividade extracurricular na rede Municipal de Ensino do município de Araguaína.

O objetivo principal da disciplina Educação para o Trânsito é conscientizar crianças e adolescentes desde cedo sobre os cuidados que eles devem ter mediante aos perigos do trânsito de nossa cidade. Aprendendo sobre os riscos do trânsito o quanto antes, tendem a serem adultos responsáveis.

A cidade demanda de uma grande frota de veículos e muitos dos condutores não tem a educação em respeitar uma faixa de pedestres, uma sinalização, uma placa de pare, etc. Isso vem tornando o índice de imprudência muito grande gerando o acúmulo de pessoas nos hospitais, um caso que poderia ser evitado com a prevenção.

As aulas serão ministradas em parceria com os órgãos competentes da área que compõem a fiscalização, como Agência Municipal de Segurança, Transporte e Trânsito- ASTT, Detran, Polícia Militar e Polícia Rodoviária Federal fazendo um trabalho permanente sobre esse assunto com um treinamento devido sobre o Código de Trânsito Brasileiro-C.T.B., indicando os perigos que todos estão sujeitos e a forma de ser prevenido.

Com isso, evitamos os acidentes de trânsito, e isso só será possível por meio da educação das crianças e adolescentes na qual elas sejam capacitadas a perceber o contexto geral que o trânsito está envolvido, tornando conscientes sobre as leis e os diretos dos que estão percorrendo aquele mesmo caminho.

“A finalidade a que se propõe essa inciativa é preparar nossas crianças para entender a complexidade e os riscos oriundos dos problemas de trânsito,” ressalta o Vereador.