Araguaina

UPA de Araguaína comemora 10 anos com mais de 1,8 milhão de atendimentos

“Foi o maior zelo do mundo que eles tiveram com a gente”. A afirmação é do massoterapeuta Fábio Humberto dos Santos, de 52 anos, depois de ser atendido, junto com um familiar que estava em estado grave, na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) Anatólio Dias Carneiro, em Araguaína. Custeada pela Prefeitura de Araguaína e Governo Federal e gerenciada pelo ISAC (Instituto Saúde e Cidadania), a unidade completou dez anos no último dia 14, mesmo dia em que Araguaína celebrou 63 anos de fundação.

“Nós fomos muito bem atendidos pela equipe médica, equipe da recepção e enfermeiros. A gente costuma só reclamar dos serviços prestados, mas, para minha grata satisfação, na UPA, fomos atendidos com qualidade, carinho e segurança. E eu passei a observar que esse atendimento foi para todos os usuários que estavam em busca do serviço”, contou Fábio.

Atendimentos

Em dez anos de funcionamento, a UPA Anatólio Dias realizou mais de 939 mil consultas médicas e quase 925 mil exames laboratoriais, eletrocardiogramas e raios X.

Focada nas especialidades de Clínica Médica e Pediatria, a unidade realiza cerca de 300 atendimentos por dia, totalizando uma média mensal de 9 mil pacientes. A infraestrutura da unidade conta com 23 leitos, cinco consultórios, um laboratório e salas de medicação, nebulização, sutura, coleta de exames, raio X e ecocardiograma.

“Todas as implementações que fazemos aqui, seja na estrutura ou nos processos, têm como objetivo acolher o paciente de forma cada vez mais humanizada. Quando o atendimento é ágil, seguro e eficiente, todos saem ganhando”, destacou a diretora administrativa da UPA, Sivanilda Mariano.

Melhorias

Diversas melhorias foram implementadas na unidade de urgência e emergência nos últimos anos, como a ampliação da sala de espera dos usuários e a criação de duas novas salas de Classificação de Risco.

A UPA também ganhou uma nova farmácia e uma Central de Abastecimento Farmacêutico, área destinada às atividades de recebimento, armazenagem, distribuição e expedição de medicamentos e produtos em serviços de saúde.

Além disso, a unidade foi toda informatizada, o que permite, hoje, inserir informações e registros com mais qualidade para os cuidados clínicos, otimizando tempo e processos e, ainda, aumentando a produtividade dos colaboradores.

Os prontuários também são eletrônicos, o que garante rapidez e segurança no fluxo de informações dos usuários para médicos, enfermeiros e outros profissionais envolvidos na assistência à saúde.

Avançando

“É com muita gratidão que celebramos dez anos de funcionamento da UPA Anatólio Dias Carneiro. São dez anos de serviços prestados à população araguainense com comprometimento e humanização aos usuários. Tenho muita gratidão a toda equipe da unidade, que é a verdadeira responsável no acolhimento ao paciente”, destacou a secretaria municipal da Saúde, Ana Paula Abadia.

A Prefeitura iniciará ainda em 2021 o projeto de ampliação e revitalização da unidade. As melhorias estão orçadas em R$ 1,1 milhão e preveem a construção de novas instalações, como uma sala de imobilização ortopédica, novos consultórios e aumento no número de leitos e na capacidade da recepção. Também serão adquiridos novos equipamentos hospitalares, de informática e mobília.

Atualmente, a unidade é classificada como porte 2 e tem capacidade de atendimento para uma população de até 200 mil habitantes. O projeto de revitalização e ampliação possibilitará o pleito de porte 3, que tem capacidade de atendimento para uma população de até 300 mil habitantes, conforme estabelecido na Portaria 010/2017, do Ministério da Saúde.