CIDADES

Um em cada quatro casos novos de câncer no Brasil é de pele

Criada em 2014 pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), a campanha Dezembro Laranja incentiva à sociedade e ter mais cuidados e se atentar para a prevenção do câncer de pele.

A doença é o tipo de câncer mais incidente no Brasil, com cerca de 180 mil novos casos ao ano, segundo a SBD. O Instituto Nacional de Câncer (INCA) prevê que, no Tocantins, são registrados, na média, anualmente, 580 casos de câncer de pele.

O mais incidente é o não-melanoma, que tem mais de 90% de chances de cura se diagnosticado e tratado precocemente.

Prevenção

A médica oncologista clínica da Oncoradium, Dra. Ariana Luz, afirma que a pretensão da campanha é incentivar hábitos que possam diminuir os riscos de desenvolver a doença.

“A exposição excessiva ao Sol é a principal causa do câncer de pele, por isso a recomendação mais básica e rotineira é usar o protetor solar diariamente, evitar a exposição entre as 10 e 16 horas e, se possível, usar roupas com proteção UV, chapéus e óculos também com proteção UV. Os primeiros sinais desse tipo de câncer são o aparecimento de pequenas manchas ou pintas na pele”, explica a médica.

Ainda segundo o INCA, um em cada quatro casos novos de câncer no Brasil é de pele. Por isso a orientação é que as pessoas fiquem atentas a sinais diferentes que possam aparecer no corpo e que busquem um dermatologista em caso de suspeita.

 “Sempre é importante observar todo o corpo, pois os sinais podem aparecer em locais que a pessoa não consegue visualizar, como as costas, por exemplo”, completa Ariana.

Outras dicas de prevenção

Evitar exposição prolongada ao sol entre 10 e 16 horas
Procurar lugares com sombra
Usar roupas, bonés ou chapéus de abas largas w óculos escuros com proteção UV
Aplicar na pele, inclusive nas orelhas, pés e mãos, antes de se expor ao sol, protetor solar com fator de proteção 30, no mínimo
Aplicar o protetor solar cerca de 30 minutos antes de se expor ao sol
Usar filtro solar próprio para os lábios.
Crianças menores de 6 meses demandam um tipo próprio de protetor, à base de minerais
Mesmo na sombra, use o filtro solar, porque a areia e a água refletem os raios solares