Educação

Três estudantes da rede estadual vão representar o Tocantins no Programa Embaixadores do Brasil Central

Nessa quarta-feira, 4, ocorreu a última etapa da seleção para o Programa Embaixadores do Brasil Central, uma iniciativa inédita realizada pelo Consórcio Interestadual de Desenvolvimento do Brasil Central (BrC), em parceria com a Secretaria de Estado da Educação do Tocantins (Seduc).

Após uma criteriosa seleção nas escolas da rede estadual, três finalistas foram escolhidos para representar o estado: Ellen Gabriely Cardoso Gomes, da Escola Estadual Setor Sul; Luiz Henrique Cruz da Silva, da Escola Estadual Márcia Barbosa Castro; e Anatália Cristtine Gomes de Lima dos Reis, da Escola Estadual Liberdade.

O gerente de Apoio ao Protagonismo Juvenil (GAPJ) da Seduc, Júlio César da Rocha, destaca que o programa proporcionará experiências novas e enriquecedoras para o aprendizado e a vivência dos estudantes. “Estou muito confiante de que esses jovens embaixadores, que agora terão a oportunidade de representar o Tocantins em Brasília, trarão contribuições importantes para o nosso estado. Eles estarão imersos em um ambiente de aprendizado intenso, onde poderão interagir com diplomatas, visitar instituições de renome e, sobretudo, ampliar suas perspectivas sobre o papel do Brasil no cenário global”, pontuou.

Para participar do processo seletivo, os candidatos deveriam atender a critérios específicos, como ser estudante da rede estadual, estar matriculado na 2ª série do Ensino Médio, ter conhecimento básico ou intermediário de inglês, demonstrar interesse por geopolítica, história e relações internacionais, além de boa comunicação e comportamento exemplar. Também era necessário o envio de uma carta de recomendação da escola.
Embaixadores do Brasil Central

O Programa visa identificar e promover jovens talentos entre os estudantes da 2ª série do Ensino Médio, oferecendo a eles experiências enriquecedoras de desenvolvimento pessoal e acadêmico. Além disso, o programa busca estimular a liderança e o compromisso social, democratizando o acesso às relações internacionais e ao desenvolvimento sustentável na região que inclui o Distrito Federal e os estados de Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia e Tocantins.

De 8 a 10 de setembro, Brasília será palco de uma intensa programação, onde os estudantes participarão de um city tour, visitas ao Ministério das Relações Exteriores e atividades em embaixadas, proporcionando uma experiência completa aos participantes.

O tema central desta primeira edição é “Diplomacia e Inovação”, inspirado no Programa de Diplomacia da Inovação (PDI) do Ministério das Relações Exteriores. O objetivo é que os estudantes desenvolvam propostas inovadoras para políticas públicas, baseadas em experiências internacionais e, ao retornarem para suas escolas, compartilhem essas vivências com outros alunos.