ESTADO

Tocantins começa a emitir novo RG; veja como agendar atendimento

A nova carteira de identidade já pode ser emitida no Tocantins. Quem busca atualizar o documento deve agendar o atendimento. As vagas serão liberadas toda sexta-feira, a partir das 14h. O objetivo é que a Carteira de Identidade Nacional (CIN) substitua o Registro Geral (RG).

Em Palmas o agendamento é feito de forma online pela Secretaria de Segurança Pública (SSP). Para acessar o portal é necessário ter cadastro no site do Governo Federal, gov.br.

Já nas outras cidades, os moradores devem procurar os núcleos de identificação, levando as cópias e originais da certidão de nascimento ou de casamento e o comprovante de inscrição do CPF.

O documento busca unificar a forma de identificação utilizando apenas o número de CPF. Entre as inovações está a inclusão do QR Code, que apresenta a opção de checagem fácil pela Segurança Pública e por unidades de atendimento públicos e privados.

Segundo o estado todos os moradores poderão atualizar o documento no estado, por isso não é necessário lotar os núcleos de identificação.

A nova carteira de identificação será válida até 2032.