O presidente do Sindicato Rural de Araguaína (SRA), Roberto Paulino, apresentou nesta segunda-feira, 24, o balanço da 51ª Exposição Agropecuária de Araguaína (Expoara 2019). Durante coletiva de imprensa, realizada no auditório do Parque de Exposições Dair José Lourenço, o presidente informou que a movimentação econômica alcançou R$ 60 milhões e o público chegou a 120 mil visitantes no parque e 150 mil espectadores na Cavalgada.
“No setor pecuário, fechamos com a média dos leilões mais alta dos últimos anos. O setor de veículos também apontou boa comercialização, com milhares de negócios fechados, perspectivas pós-feira e fortalecimento da marca. E revendas de máquinas e equipamentos, assim como os bancos informaram que estão com negócios prospectados”.
A 51ª edição da Expoara recebeu no parque de exposições cerca de 1.500 animais, entre bovinos, equinos, asininos, muares, suínos, ovinos, caprinos, pequenos animais que ficaram expostos ao público e movimentaram os leilões, as pistas de julgamentos e de esportes. A diversidade gastronômica da exposição é um forte e proprietários de restaurantes e barracas de alimentação se mostraram satisfeitos com os resultados. A Expoara 2019 gerou em torno de 2 mil empregos diretos e indiretos.
Visitas gratuitas e agenda técnica
O público dos eventos da 14ª Semana Tecnológica foi bastante significativo, registrando crescimento em torno de 10% – passou de 1.434 em 2018 para 1.578 este ano. Foram realizados cerca de 35 eventos técnicos entre palestras e oficinas com apoio de parceiros como o Sebrae, Universidade Federal do Tocantins, Prefeitura de Araguaína, entre outros. Todas as palestras, cursos, encontros e workshops somaram aproximadamente 1.578 mil pessoas.
Fazendinha
Atração para todas as idades e já tradicional na Exposição, a Fazendinha Cheiro de Roça abriga, nos últimos anos, animais e unidades demonstrativas de diversas culturas, tecnologias e produção da agricultura familiar. O espaço, nos 11 dias do evento, recebeu em torno de 30 mil visitantes.
Foram expostos 300 animais, entre ovinos, miniboi, minivaca, pônei, minicavalo, miniburro, peixes e cães, além do apiário de abelhas nativas e abelha com ferrão.
Estudantes de escolas municipais, estaduais e técnicas, além de idosos visitaram a Expoara 2019, totalizando 2.600 grupos que foram recebidos no parque de exposições em visitas gratuitas. Foram arrecadadas 13 toneladas de alimentos e 17 entidades foram beneficiadas.
