ESTADO

SES-TO discute com os municípios a ampliação do rol de procedimentos eletivos com os hospitais de pequeno porte no Tocantins

Para continuar ofertando um atendimento integrado e no município de residência do paciente, a Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) promoveu na terça-feira, 23, uma reunião para discutir a ampliação do rol de procedimentos cirúrgicos realizados pelo Programa Nacional de Redução das Filas de Cirurgias, Exames e Consultas Especializadas (PNRF) do Ministério da Saúde (MS). O evento contou com a participação dos 29 representantes dos Hospitais de Pequeno Porte do Tocantins, Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Tocantins (COSEMS/TO) e as Superintendências de Políticas de Atenção de Saúde (SPAS), Unidades Hospitalares Próprias (SUPH) e Gestão e Acompanhamento Estratégico.

Em 2023, os recursos do Ministério da Saúde enviados ao Tocantins proporcionaram a realização de 7.492 cirurgias, segundo dados do faturamento até novembro de 2023. Para este ano, o Ministério da Saúde disponibilizou mais de R$ 9 milhões para continuidade do programa no Tocantins e com isto, o Estado está propondo a ampliação do número de hospitais de 14 para 55. A inclusão dos Hospitais Municipais na ampliação do número de procedimentos – adequado ao rol de procedimentos cirúrgicos do Programa Nacional de Redução das Filas de Cirurgias Eletivas, Exames Complementares e Consultas Especializadas Portaria GM/MS Nº 237, de 08/03/2023.

Para o gestor da SES-TO, Carlos Felinto, “a nossa ideia como Secretária de Saúde do Tocantins é trabalhar de mãos dadas com os municípios na realização desses procedimentos, fortalecendo assim, a saúde no âmbito municipal, para atendermos bem e com qualidade, a comunidade tocantinense, que merece esse cuidado especial e dentro da sua região. Já temos resultados positivos na parceria com os municípios que realizaram mais de 28% das mais de 18 mil eletivas, no ano passado e seguiremos, juntos! Essa é a determinação do governador Wanderlei Barbosa e não mediremos esforços!”.

A diretora administrativa do COSEMS/TO, Luana Dias Nobre comentou sobre como esse trabalho está permitindo que cada município tenha voz no conceito bipartite e tripartite. “Temos visto esse programa como uma forma bem adequada aos municípios, pois nós estamos tendo um pouco de governança sobre os trabalhos da saúde, zerando a nossa fila de cirurgias e ampliando o atendimento à nossa população”.

Para a secretária de saúde de Sítio Novo, Dora Farias, “é muito importante para mim, quanto gestora esse comportamento do Governo do Tocantins para melhorar a qualidade de vida dos nossos usuários que ficam lá na ponta, que estão em busca de uma cirurgia seletiva e esse programa é fundamental. Em Sítio Novo já fizemos mais de dois mil procedimentos que trouxeram muita satisfação à população. Só agradeço ao nosso Governador Wanderlei Barbosa!”.