ESTADO

Servidores do Sistema Socioeducativo participam de TAF

A Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju), por meio da Escola Superior de Formação e Qualificação Profissional e da Gerência do Sistema Socioeducativo, ligadas à Superintendência de Administração do Sistema de Proteção dos Direitos da Criança e do Adolescente, realizou neste domingo, 15, o Teste de Aptidão Física do Sistema Socioeducativo (TAF Socioeducativo). Com a participação de 40 servidores, o teste ocorreu das 08h às 10h30 no quartel do Comando Geral do Corpo de Bombeiros, em Palmas.

O coordenador do Núcleo de Segurança e Remoção do Sistema Socioeducativo, Lucas Barbosa, que executou o teste, explicou a necessidade de aplicação do TAF. “Teve caráter classificatório para criar um ranking de servidores aptos a participar de treinamentos em outros estados da federação ou naqueles oferecidos, via parceria, pelo Sispen/TO. O objetivo era fortalecer a isonomia e meritocracia no cumprimento da proposta de capacitações junto aos servidores”, ressaltou.

Na equipe técnica houve o auxílio de 20 alunos de educação física da Universidade Luterana (Ulbra) de Palmas, orientados pelo Professor Darlan Farias, que explicou a necessidade destes testes e exercícios no cotidiano de trabalho dos profissionais. “São importantes, pois fazem com que eles percebam as melhoras e metas que devem ser buscadas para a melhor execução de suas atividades laborais”, disse.

Os candidatos participaram de atividades como barra fixa, flexão de braço e tronco e corrida de 12 minutos, exercícios que além de selecionar os servidores para participarem dos cursos de qualificação no Sistema Socioeducativo, também irão classificar os agentes para a composição do Grupo Tático de Intervenção (GRTI). O grupo será formado para atuar em momento de crises, de acordo com as normas vigentes para o Sistema Socioeducativo.

O agente de segurança socioeducativo, Ricardo Silva Santos, falou do sentimento de valorização do servidor existente nestas ações e de como houve um esforço mútuo na busca de bons resultados. “Fiquei feliz em ver o esforço dos colegas para o melhor desempenho durante o TAF e independente das dificuldades individuais, todos alcançaram seus objetivos”, observou.

Lucas Barbosa ressaltou a parceria e auxílio dado pelo Sistema Penitenciário e Prisional do Tocantins (Sispen/TO) na execução deste teste. “O Sispen/TO sempre é participante de ações deste tipo, sendo de suma importância para o fortalecimento e melhoria contínua dos sistemas que compõem a Seciju”, concluiu.