A Secretaria de Saúde do Tocantins (SES-TO) participou, na quarta-feira, 09, da pesquisa nos pontos de vendas de produtos de tabaco, desenvolvida pelo Instituto Nacional do Câncer (INCA), em parceria com Estados e municípios. A ação ocorreu em Palmas e contou com as equipes da coordenação do Programa Estadual de Controle de Tabagismo juntamente com a Vigilância Sanitária Estadual e Vigilância Sanitária da Capital.
O estudo que ocorre em cinco capitais do país busca uma amostra de cada região do Brasil e tem como objetivo, evitar a iniciação do tabagismo entre os jovens, através do conhecimento das estratégias da indústria do tabaco para os pontos de venda existentes, que ficam em um raio de 300 metros em escolas públicas de ensino regular do quinto ao nono ano.
“A realização desse estudo foi condicionado ao apoio e acompanhamento das Visas Municipais e Estaduais e hoje em Palmas durante a visita, onde ocorreram também ações educativas, foi efetuado apreensão de dispositivos eletrônicos para fumar/cigarro eletrônico e a destruição de maços contrabandeados pelos ficais que acompanharam a pesquisa”, afirmou a coordenadora do Programa Estadual de Controle do Tabaco/SES-TO, Andréa Cristina Alves da Silva.
Ainda na quarta-feira, aconteceu a 3ª reunião com o grupo de trabalho, que faz parte Projeto Piloto do INCA para o controle do Tabaco, o qual o Tocantins participa.
Números
No Tocantins, o tabagismo tem serviços de combate e controle pactuados em 65 municípios, os quais disponibilizam 124 unidades de tratamento aos fumantes que recebem o apoio psicológico e medicamentoso. No total, o Estado possui mais de 150 mil pessoas fumantes.
