Araguaina

Saúde de Araguaína realiza mutirão para os beneficiários do Bolsa Família neste sábado

A Secretaria da Saúde de Araguaína realizará, neste sábado, 30, um mutirão de acompanhamento para atualização do cadastro dos moradores que recebem o benefício do Programa Bolsa Família. O atendimento será realizado das 8 às 17 horas, nas unidades básicas dos setores Araguaína Sul, Costa Esmeralda e Lago Azul, e também na Escola Municipal José Ferreira, no Setor Céu Azul.

“O objetivo do mutirão é facilitar o acesso ao serviço para as famílias que não tem disponibilidade de ir às UBS no meio de semana. É muito importante que todos fiquem atentos e não percam o prazo, pois a suspensão é feita de forma automática quando o beneficiário não faz o acompanhamento semestral”, explica a coordenadora do programa Bolsa Família na Saúde de Araguaína, Pâmella Araújo.

A expectativa é de que, na UBS do Setor Araguaína Sul, sejam atendidos os moradores do Araguaína Sul 1 e 2, além dos setores Coimbra, Patrocínio e Raizal.

Na UBS do Lago Azul, devem ser atendidos os moradores do Lago Azul 1, 3 e 4, Xixebal, Cidade Nova, Parque do Lago, Santos Dumont e chácaras próximas.

Na UBS do Setor Costa Esmeralda, o atendimento também estará disponível para os moradores dos setores Costa Esmeralda Norte e Parque Primavera.

Já na Escola Municipal José Ferreira, no Céu Azul, além dos moradores do bairro, devem ser atendidos os beneficiários dos setores Palmas, Santa Luzia, Tiúba, Eldorado, Jardim Paulista, Santa Terezinha, Residencial Camargo, Loteamento Cazarotto, Itaipu, Vitória, Carajás e Parque Primavera.

Além do mutirão, o acompanhamento para atualização cadastral do Bolsa Família pode ser feito diariamente nas unidades básicas.

Acompanhamento obrigatório

Em Araguaína, 11.805 famílias são atendidas pelo Bolsa Família e, para manutenção do benefício, é necessário o acompanhamento nas UBS a cada seis meses. A primeira etapa foi realizada de 1º de janeiro a 30 de junho e esta segunda etapa teve início no dia 1º de julho, seguindo até 31 de dezembro.

Para ter acesso ao atendimento, o beneficiário do Bolsa Família deve apresentar o cartão do programa, CPF ou Cartão SUS, Número de Identificação Social (NIS), Carteira de Vacina da criança e Cartão da Gestante, caso esteja grávida.

Durante o atendimento, os profissionais verificam o calendário vacinal e o estado nutricional (peso e altura) de crianças de até sete anos, além da realização do pré-natal para as gestantes de qualquer idade.

 

(Por Mara Santos | Foto: Marcos Filho / Secom Araguaína)