Política

Sancionado PL de Marcos Duarte que obriga hospitais a realizarem treinamento de primeiros socorros a pais de recém-nascidos

Foi sancionado pelo prefeito Wagner Rodrigues o projeto de lei aprovado pela Câmara Municipal de Araguaína ede autoria do vereador Marcos Duarte que determina que os hospitais e maternidades da rede pública e privada de saúde no município de Araguaína ofereçam aos pais ou responsáveis por recém-nascidos orientações de primeiros socorros voltadas para situações de engasgamento, aspiração de corpo estranho e prevenção de morte súbita do neonato.

O vereador justifica que a sufocação ou engasgamento ocupa o terceiro lugar no ranking de mortes de crianças vítimas de acidentes no Brasil e representa a primeira causa em situações de crianças com até um ano de idade.

“Segundo especialistas, é comum o engasgamento com líquidos, leite materno ou mesmo saliva em menores de um ano de idade. Outra ocorrência muito comum é a aspiração de corpo estranho. A aspiração de corpo estranho é um acidente grave e potencialmente fatal que pode ocorrer em qualquer fase da vida, mas é muito mais frequente em crianças”, frisa Marcos Duarte.

O projeto prevê que as orientações serão ministradas antes da alta do recém-nascido. O prazo para que os hospitais se adequem a lei será definido pela prefeitura após a regulamentação da lei.

“Procedimentos como, por exemplo, a manobra de Heimlich têm fácil aplicação e são eficientes, mas devem ser aplicadas imediatamente. Desta forma, ter alguém no momento do ocorrido com conhecimento para prestar o socorro pode evitar a morte por asfixia ou ainda a passagem de alimento para o sistema respiratório, o que pode ocasionar infecções”, destaca o vereador.

Balanço 6 meses
O vereador Marcos Duarte fez um balanço das ações realizadas durantes os 6 meses de mandato. O parlamentar apresentou 14 projetos de leis, sendo que 7 já foram aprovados e apresentou 41 requerimentos, solicitando melhorias na infraestrutura da cidade, saúde e educação.

Marcos também esteve presente em 100% das sessões realizadas, realizou mais de 30 visitas a órgãos públicos, mais de 200 atendimentos no gabinete, doou mais de R$ 22 mil do salário para entidades sociais e compra de cestas básicas e rodou mais de 30 mil km realizando atividades parlamentares.