CIDADES

SAMU será implantado em Guaraí e serviço vai atender 20 municípios da região

Anunciado na última semana, Guaraí contará com uma Unidade Móvel de Suporte Básico do Samu 192, serviço que pode beneficiar até 20 municípios vizinhos. O projeto foi aprovado no Sistema de Apoio à Implementação de Políticas em Saúde (SAIP), do Ministério da Saúde, no dia 04/11/2020.

Upa

A base do Samu de Guaraí funcionará no prédio da Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24 horas – parte I), que está em fase final de conclusão, localizada no Setor Pôr do Sol, com conclusão prevista para o final deste mês de novembro.

Além do Samu, na UPA de Guaraí, o Município planeja instalar um Ambulatório de Especialidades, Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), Centro de Especialidades Médicas, e o Laboratório Municipal de Análises Clínicas.

Central de Araguaína

Ligado à Central de Araguaína, o Samu de Guaraí contará com uma viatura e um socorrista, com atendimento 24 horas.

O Município de Guaraí ficará responsável pela infraestrutura que deverá contar com a configuração mínima necessária para abrigo, alimentação, conforto das equipes e estacionamento coberto da ambulância. Os recursos financeiros de custeio destinados ao Samu são exclusivamente para capacitação e educação permanente, manutenção das equipes efetivamente implantadas, reformas, insumos, manutenção de equipamentos e da Unidade Móvel.

Municípios beneficiados

Além de Guaraí, Araguaína, Arapoema, Bandeirantes do Tocantins, Bernardo Sayão, Bom Jesus do Tocantins, Brasilândia do Tocantins, Centenário, Colinas do Tocantins, Colmeia, Couto Magalhães Goianorte, Itacajá, Itapiratins, Itaporã do Tocantins, Juarina, Palmeirante, Pedro Afonso e Pequizeiro.