Araguaina

Reforma do Aeroporto de Araguaína começa no dia 9 de agosto e local ficará fechado pela manhã; voos da Voepass são mantidos

O sonho dos araguainenses em ter um aeroporto moderno vai se tornar realidade, é que a tão espera reforma tem data para começar: dia 9 de agosto.

Já foi publicado no AISWEB do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) o aviso de início das obras no Aeroporto de Araguaína.

Conforme a determinação do DECEA, o aeroporto ficará fechado para pousos e decolagens das 6h às 13h. Como as operações da Voepass (em parceria com a Gol) só ocorrem no período da tarde, o único voo regular que parte de Araguaína que tem como destino Brasília, será mantido.

 A Azul vem?

A Azul Linhas Aéreas já mostrou interesse em operar em Araguaína, mas para que isso aconteça é preciso que o aeroporto seja adequado para receber as aeronaves Embraer 195 e o Airbus A320 Neo. Segundo a companhia, a rota ligará Araguaína a Campinas-SP (principal hub da empresa), com escala em Palmas.

Entre as exigências feitas pela Azul para o início das operações estão a implantação do PAPI (sistema de ajudas visuais à navegação aérea) e adequações do terminal de passageiros, além da certificação 3C.

Essas exigências já estão previstas no plano de modernização do Aeroporto de Araguaína. A primeira etapa da reforma consiste em obras de drenagem e terraplanagem para a regularização de faixa de pista, áreas de segurança das cabeceiras e do fim da pista, além das cercas de segurança do aeroporto.

“Com a modernização do aeroporto conseguiremos alavancar ainda mais a economia da região, trazendo mais empresas aéreas, mais investimentos para a cidade e claro, mais acessibilidade desse tipo de transporte à população de Araguaína e estados vizinhos”, disse o prefeito Wagner Rodrigues.