Política

PT confirma nome do candidato a prefeito de Araguaína

No final da tarde desta segunda-feira (02) na sede do SECETO, ocorreu uma reunião convocada pelos pré-candidatos à Prefeitura de Araguaína pelo Partido dos Trabalhadores, Valdirene Cesário e Leonildo Dias, junto ao Presidente Estadual do PT-TO, Deputado Estadual José Roberto. Valdirene e Leonildo anunciam a retirada de suas pré-candidaturas para o apoio à candidatura do pré-candidato também do PT, o juiz do trabalho aposentado, Leador Machado.

A reunião contou com a participação do Presidente Municipal do PT, Edmundo Rodrigues, da Representante da Executiva Estadual do PT, Ana Carneiro, dos pré-candidatos a vereadores do partido, filiados e simpatizantes do PT.

Leonildo e Valdirene ressaltaram a questão da diversidade de pensamentos dentro do PT e que tiram as pré-candidaturas com o objetivo de fortalecer o partido. Ambos revelaram que refletiram e chegaram a conclusão de que o nome de Leador é o mais adequado para sanar as demandas políticas que a conjuntura nacional tem colocado para o Partido dos Trabalhadores.

Em reuniões anteriores, o ex pré-candidato a prefeitura, Oliveira Martins, já havia desistido de sua pré-candidatura para declarar apoio ao candidato escolhido pelo partido. Ele também esteve presente na reunião e anunciou sua pré-candidatura ao legislativo municipal pelo PT.

A notícia foi recebida com muito entusiasmo pelos participantes da reunião, visto que tal gesto de grandeza, tanto de Leonildo como de Valdirene, foi observado como uma atitude de fortalecimento e de unidade do PT-Araguaína. Sendo esse mais um avanço para consolidação do partido no município como força política real.

O partido desde a candidatura a prefeito do atual Deputado Federal, Célio Moura, não disputava o poder executivo municipal e vinha à reboque das candidaturas de outros partidos.

O PT-TO e o PT-Araguaína já vinham de um fortalecimento pela vitória eleitoral em 2018 em 111 municípios no estado na disputa pelo executivo federal, onde Haddad ficou à frente de Jair Bolsonaro. Além da importantíssima eleição do Deputado Federal Célio Moura.

O PT-Araguaína hoje conta com mais de mil filiados e tem se estruturado desde a última etapa municipal do Processo de Eleições Diretas (PED), passando por uma reestruturação e uma nova orientação política, que visa o amadurecimento e a consolidação do PT como partido protagonista da dinâmica política.

O presidente do PT municipal Edmundo Rodrigues, agradeceu e apoiou a grandeza dos pré-candidatos que retiram suas candidaturas e que declararam apoio ao Juiz Leador Machado. Agradeceu ainda o Deputado Estadual Zé Roberto e o Deputado Federal Célio Moura, que ajudaram a conduzir esse processo. Acolheu o agora pré-candidato oficial do PT, Leador Machado, afirmando que agora é construir o plano de governo de forma coletiva, visitando os bairros e ouvindo as demandas da sociedade araguainense, principalmente da classe trabalhadora.

O juiz do trabalho aposentado, Leador Machado, agradeceu o apoio dos demais pré-candidatos e de toda a militância. Reconheceu a grandeza do gesto e disse que de agora pra frente todos irão caminhar juntos nesse projeto coletivo. Leador Machado destacou que ele se coloca como uma ideia e como ferramenta do Partido dos Trabalhadores para combater a desigualdade social, econômica e política arraigada na sociedade araguainense. (Gabriel Araújo)