Em busca de economia e implementação de medidas sustentáveis em propriedade rural na cidade de Santa Terezinha do Tocantins/TO, onde funciona a Granja Núcleo Avícola Java, um engenheiro civil e empresário do setor de agronegócios, optou por economizar na sua conta de energia elétrica com um sistema de Energia Solar Fotovoltaica e os resultados superaram as expectativas.
A Energia Fotovoltaica é uma fonte de energia limpa, renovável e inesgotável, que traz diversos benefícios para o meio-ambiente. Essa modalidade é a mais comum entre as instalações, pois é capaz de produzir energia até mesmo em dias nublados e chuvosos, não dependendo exclusivamente da presença de raios solares. No entanto, é certo que quanto maior a radiação solar, mais eletricidade será produzida.
Em atendimento à demanda, a Smart Sol LTDA, empresa responsável pela elaboração e execução do projeto, realizou um estudo baseado no Atlas Solar Brasileiro, fornecido pelo CRESESB, para obter a média de irradiação solar na região. A partir de então, chegou-se a uma irradiação média de 5,1 kWh/m2/dia.
Dessa forma, o sistema foi dimensionado para produzir 17.000kWh/mês, suficiente para atender às necessidades elétricas da granja e estimando uma economia de R$ 90.000,00 por ano. Para tanto, foram utilizados 400 módulos solares fotovoltaicos (placas solares), além de quatro inversores solares totalizando mais de 9.000kg de equipamentos instalados em estrutura metálica especialmente desenvolvida para uso em solo, ocupando uma área de aproximadamente 1000m2.
Para uma instalação desse porte, é utilizado o sistema de minigeração de energia elétrica, com conexão direta à rede elétrica (Grid Tie). É importante ressaltar que todos os procedimentos realizados pela empresa atendem às exigências normativas da ANEEL Resolução Nº. 482, citada também como marco regulatório da energia solar fotovoltaica no Brasil.
O painel fotovoltaico instalado pela Smart Sol na propriedade é certificado pelo INMETRO em nível “A” de eficiência e possui garantia de 25 anos na geração de energia.
O projeto da Granja Núcleo Avícola JAVA foi financiado pelo Banco da Amazônia – BASA e trouxe resultados logo no primeiro mês, quando o empresário constou uma redução 50% do valor da conta de luz de seu estabelecimento.