Política

Projeto Escola Segura, do Governo do Tocantins, é premiado durante Fórum de Governadores

O aplicativo Escola Segura, do Governo do Tocantins, foi um dos vencedores do 2° Prêmio de Boas Práticas do Brasil Central, que reconhece inovações e excelência nos serviços públicos, juntamente com outros dois projetos dos estados do Mato Grosso do Sul/MS e Goiás/GO. O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, acompanhado pelo secretário de Estado da Segurança Pública, Wlademir Costa, recebeu a premiação nesta terça-feira, 23, durante o Fórum de Governadores do Brasil Central (BrC), realizado em Brasília/DF.

O projeto vencedor é uma ferramenta da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP/TO), em conjunto com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), com o objetivo de ser um canal de comunicação entre a comunidade escolar e a segurança pública. No aplicativo, há um botão de pânico e um canal de denúncia, fornecendo um meio fácil e rápido para os usuários solicitarem ajuda imediata em casos de emergências, como ameaças à segurança pessoal ou situações de perigo.

“A nossa gestão está agindo rápido, com soluções inovadoras que se antecipam a possíveis casos e proporciona exatamente o que o nosso projeto vencedor se propõe, escolas mais seguras”, destacou o governador Wanderlei Barbosa.

O prêmio Boas Práticas em Gestão é promovido pelo BrC para reconhecer iniciativas dos estados que contribuíram com avanços significativos em diversas áreas. Nessa edição, lançada em julho de 2023, o BrC recebeu 139 inscrições, com projetos divididos nas seguintes categorias: Desenvolvimento Econômico, Educação, Infraestrutura e Logística, Gestão Pública, Saúde Pública e Saúde Pública.

1° Fórum de 2024

Além da entrega do prêmio, a segurança alimentar foi colocada em pauta como uma das prioridades das iniciativas do BrC para este ano. O governador Wanderlei Barbosa esteve presente no evento, ao lado dos demais governadores dos estados que compõem o BrC, Ibaneis Rocha (DF), Ronaldo Caiado (GO), Carlos Brandão (MA), Mauro Mendes (MT), Eduardo Riedel (MS) e Marcos Rocha (RO).

O ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, também participou do evento e, em conjunto com o Consórcio BrC, assinou um Acordo de Cooperação Técnica sobre o Plano Brasil sem Fome, que desempenha 80 ações e programas, com mais de 100 metas propostas pelos 24 Ministérios que compõem a Câmara Interministerial de Segurança Alimentar e Nutricional (Caisan).

O governador Wanderlei Barbosa, ao discursar sobre o tema, ressaltou a importância da cooperação entre os estados, para garantir uma alimentação de qualidade para todos os cidadãos. “É importante essa abordagem colaborativa que transcende as fronteiras estaduais. O Governo do Tocantins reconhece os desafios que exigem soluções integradas e coordenadas. Estamos buscando estratégias conjuntas para enfrentar as questões que afetam não só o Tocantins, mas também a região central do Brasil”, pontuou o Governador.

Novo presidente do Fórum BrC

O início das atividades de 2024 também foi marcado pela realização da Assembleia de Governadores do BrC, quando foram realizadas a eleição e a posse do novo presidente da instituição. O governador de Goiás, Ronaldo Caiado, foi escolhido pelo BrC e ocupará o cargo por um período de um ano. O BrC tem por objetivo promover o desenvolvimento econômico e social da região, de forma integrada e por meio da cooperação entre os estados membros, para assim tornar a região ainda mais competitiva.

Governador Wanderlei Barbosa ressaltou a integração entre governadores e os projetos que estão sendo desenvolvidos – Vinícius Santa Rosa/Governo do Tocantins