AÇÃO POLICIAL

PRF apreende produtos contrabandeados e celulares sem documentação fiscal em Guaraí durante fiscalizção

No sábado (30), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu 40 produtos contrabandeados e 10 aparelhos celulares, no km 332 da BR 153, em Guaraí/TO.

A primeira apreensão ocorreu por volta das 8 horas e 40 minutos, quando a equipe deu ordem de parada ao veículo Mecedes, que tinha saido de Goiânia no Goias com destino à Belém no estado do Pará. Durante a fiscalização no compartimento inferior do veículo, foi localizada uma caixa contendo 40 dispositivos eletrônicos (DEFs), popularmente conhecidos como cigarros eletrônicos.

A comercialização, importação e propaganda de todos os tipos de Dispositivos Eletrônicos para Fumar são proibidas no Brasil, por meio da Resolução de Diretoria Colegiada da Anvisa: RDC nº 46, de 28 de agosto de 2009.

Por volta das 10 horas e 10 minutos, os policiais abordaram um ônibus, de cor azul, que também teria saido de Goiânia/GO e o destino final era a cidade de Teresina/PI. Durante inspeção no compartimento de cargas do veículo, foi localizada uma caixa contendo 10 aparelhos celulares. A mercadoria possuía uma Nota Fiscal (NF), porém, a documentação não correspondia aos produtos presentes na caixa.

Diante das informações obtidas, foram constatadas, a princípio, as ocorrências de contrabando, descaminho e transporte de mercadoria nacional sem nota fiscal. Os itens foram apreendidos e encaminhados à Receita Federal de Palmas, para demais deliberações.