TRÂNSITO

Preferência de cruzamento movimentado próximo a escola terá nova sinalização

A Prefeitura de Araguaína, por meio da ASTT (Agência Municipal de Segurança, Transporte e Trânsito), irá alterar nesta semana a preferência no cruzamento das ruas Seis e Dois de Abril, no Bairro São João. A medida visa dar segurança aos motoristas, já que melhorará a visão no local, evitando acidentes devido ao grande movimento, principalmente durante a entrada e saída de alunos da escola que fica próximo às ruas.

“A geometria da esquina não favorece o trânsito no cruzamento, pois atrapalha a visão de quem chegava no local. A pessoa que subia na Dois de Abril, que tem sentido único, reduzia a velocidade por não conseguir ver a outra rua, mesmo sendo preferencial”, explicou o diretor do Departamento de Engenharia e Planejamento da ASTT, Antônio Ferraz Júnior.

O diretor considera ainda que a proximidade com a escola deixa o local perigoso devido ao fluxo. “Por ter escola e acidentes no local, será implantada a placa de “pare” na Rua Dois de Abril, para que a pessoa dê preferência à Rua Seis”.

Planejamento 

Ainda está em estudo a implantação de uma lombada no cruzamento. O trabalho de sinalização das vias é feito por meio da parceria entre a ASTT e a Secretaria da Infraestrutura. “A gente aprova a sinalização e a Infra analisa outros critérios para poder viabilizar, como escoamento da água da chuva, desniveis no local e pavimentação”, explicou o diretor.

Modernização

Desde 2013, a Prefeitura vem investindo em mobilidade, acessibilidade e segurança no trânsito de toda a cidade, com a reconstrução de vias, chegando à pavimentação de mais de 600 quilômetros, sinalização, implantação de calçadas acessíveis com centro-guia, ciclovias e remanejamento do sentido de algumas ruas e avenidas.