Araguaina

Prefeitura justifica aterramento da fonte da Praça das Nações: “acumulando fezes de animais e até de moradores de rua”

A Prefeitura de Araguaína iniciou um trabalho de revitalização na Praça das Nações São Luís Orione para transformar a antiga fonte luminosa, que estava desativada, em um jardim. O trabalho está sendo realizado pela Secretaria do Esporte, Cultura e Lazer, com o apoio da Secretaria da Infraestrutura, e pretende evitar riscos de contaminação por conta da água parada e do uso inadequado do local como banheiro por moradores de rua.

“Devido ao alto custo de manutenção da fonte luminosa por conta do mau uso da água, houve a necessidade de alteração no projeto. Até então a fonte estava desativada e acumulando fezes de animais e até de moradores de rua, além disso algumas pessoas estavam utilizando a água parada para o banho, colocando a saúde em risco. A alternativa encontrada para cortar gastos e garantir a saúde e bem-estar à população que frequenta o local, foi transformar a fonte em um jardim com flores de várias espécies”, explicou o secretário da Cultura, Esporte e Lazer, Zeca de Oliveira.

A comerciante Márcia Nunes, que tem um quiosque na praça, ficou feliz com a mudança. “Se realmente a fonte estivesse sendo usada para embelezar a praça tudo bem, mas algumas pessoas não faziam bom uso do local. A praça ficava cheia de roupas penduradas e era usada também como banheiro. Muitas pessoas acabavam deixando de frequentar a praça por conta disso, então eu achei boa a mudança”.

A iluminação da praça também será modificada. O rebaixamento das luzes irá melhorar a iluminação do local, evitando pontos escuros à noite por conta das árvores, trazendo mais segurança para os visitantes.

Preocupação
De acordo com a médica Livia Fernandes, a utilização da água da fonte para atividades como necessidades fisiológicas e lavar roupas pode gerar uma cadeia de contaminação.

“Este acaba se tornando um problema de saúde pública, já que o local tem sido utilizado por muitas pessoas para higiene pessoal e consumo, mesmo a água sendo imprópria para este tipo de atividade. Apesar do tratamento da água, a sua utilização acaba por contaminá-la, se tornando uma porta de entrada para o contágio de doenças como parasitoses, doenças de pele, hepatite A e leptospirose”, explicou a médica.

Diante da situação, alguns frequentadores da praça que têm acompanhado a mudança, viram a ação de forma positiva. “Eu gosto de vir aqui na praça, tomar um sorvete, mas ficava preocupado com aquela água suja, com medo de acabar causando algum problema de saúde para as pessoas, inclusive para os próprios moradores de rua que entram na água. E há poucos metros daqui tem um lugar para que eles possam tomar banho sem correr esse risco”, disse o garçom Felipe Alerrandro da Silva.

Banho Solidário
Para evitar o uso inadequado das áreas públicas municipais e oferecer assistência à população que se encontra em situação de rua, a Prefeitura criou em 2020 o Projeto Banho Solidário, disponibilizado em um quiosque na Praça das Bandeiras que já atendeu mais de 18 mil pessoas.

Todos os dias são realizados cerca de 60 atendimentos, que além do banho incluem o recebimento de vale-alimentação, máscaras, roupas e kit de higiene, com escova de dentes, creme dental, sabonete, papel higiênico, lâmina de barbear e absorventes íntimos para as mulheres.

O quiosque do Banho Solidário fica aberto todos os dias das 8 às 18 horas e conta com equipe formada por assistente social, pedagogo e auxiliares de serviço geral.

Espaços de lazer 
A tradicional Praça das Nações São Luís Orione, no Centro de Araguaína, foi totalmente revitalizada e entregue à comunidade em junho de 2016. O local de lazer e turismo recebeu estrutura com bancos, mesas fixas e playground para as crianças, com espaços para feiras livres rotativas e paisagismo com arborização. No local são realizados diversos eventos tradicionais, como a Cantata e a Vila de Natal, além de eventos culturais.

Além da praça, Araguaína tem recebido diversos espaços de lazer que têm melhorado a qualidade de vida dos moradores nos últimos anos, como a Via Lago, Parque Cimba e praças em diversos bairros da cidade.