A Polícia Militar em parceria com o Tribunal de Justiça do Tocantins têm desenvolvido um projeto com o objetivo de dar oportunidade aos reeducandos da Unidade de Tratamento Penal Barra da Grota (UTPBG), em Araguaína, voltarem ao convívio social.
O ‘Projeto Amarelinho’ tem realizado atividades de trabalho no Quartel do 2° BPM, e como fator motivador, a cada três dias trabalhados, um dia de pena é reduzido.
Para garantir a oportunidade de participar desse projeto, há uma análise de conduta do reeducando dentro do presídio. Através disso, a justiça estabelece a confiança para que o detento tenha a oportunidade de mostrar o interesse em contribuir e voltar para a sociedade.
O Tenente Coronel da Polícia Militar, Clégio Valadares, destacou em conversa com a nossa equipe a importância desse trabalho. “Nós sabemos que reeducar uma pessoa entre paredes, não tem o mesmo valor, a mesma intensidade de você reeduca-lo, dando-lhe uma oportunidade de trabalho”, disse.
“A Polícia Militar fez essa parceria com a justiça, em que o Coronel Miranda, nosso Comandante, e o Juiz da Vara de Execuções Penais de Araguaína, estabeleceram essa interatividade, em que os reeducandos terão essas atividades diuturnamente, tendo essa unidade com os policiais, mantendo uma relação de respeito.”