AÇÃO POLICIAL

Polícia Federal deflagra operação que investiga novos desvios de verbas da educação em Goiatins

A Polícia Federal deflagrou na manhã de hoje (22) a Operação REITERATES, quinta fase da Operação Bagration, com vistas a apurar desvios de recursos públicos promovidos por ex-gestores da prefeitura municipal de Goiatins/TO.

Mais de 30 Policiais Federais cumprem sete Mandados de Busca e Apreensão expedidos pela 2ª Vara da Justiça Federal de Araguaína/TO, nos municípios tocantinenses de Araguaína, Goiatins e Itacajá.

A investigação teve início após análise de documentos e mídias apreendidos no interesse da Operação Bagration, em 27/07/2016, sendo constatadas diversas irregularidades relacionadas a licitações na área da educação do município de Goiatins/TO.

Dentre as irregularidades, destacam-se a utilização de “vales-combustível” manuscritos para distribuição a  articulares, aquisição ilícita de pneus e peças automotivas e o superfaturamento de preços.

Com o aprofundamento da investigação, a partir da análise das movimentações financeiras dos envolvidos, foram descobertas diversas transferências de valores das empresas e responsáveis contratados em favor dos ex-gestores das
Prefeitura de Goiatins, com fortes indícios de Desvio de Recursos Públicos e Corrupção Passiva.

O nome da Operação remete à reincidência criminosa do grupo investigado.