O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) está com inscrições abertas para diversos programas de pós-graduação, na modalidade Ensino à Distância. Os cursos são nas áreas de Atendimento à Criança e ao Adolescente em Situação de Violência, Enfrentamento à Violência contra Mulheres e Meninas, Gestão e Governança de Segurança Pública e Enfrentamento aos Crimes Ambientais e Proteção dos Povos Indígenas.
As ações educacionais serão oferecidas em parceria com Universidades Federais por meio da Diretoria de Ensino e Pesquisa da Secretaria Nacional de Segurança Pública (DEP/Senasp) com o objetivo de promover o aperfeiçoamento e a qualificação dos profissionais do Sistema único de Segurança Pública (Susp).
Confira abaixo as informações de cada curso.
Atendimento à Criança e ao Adolescente em Situação de Violência
Estão sendo ofertadas 200 vagas para profissionais que, preferencialmente, atuem em unidades que oferecem serviços relacionados ao atendimento de crianças, vítimas ou testemunhas de crime. O programa de pós-graduação compreenderá 12 disciplinas, totalizando 420 horas/aula.
Link para o edital: https://sistemas.institutoverbena.ufg.br/2023/atendimento-criancas-adolescentes-situacao-violencia/
Enfrentamento à Violência contra Mulheres e Meninas
O curso oferta 200 vagas para profissionais do Susp, preferencialmente que atuem em unidades que oferecem serviço de atendimento às mulheres e meninas vítimas de violência, bem como os profissionais que atuam no atendimento emergencial. A pós-graduação será composta por 12 disciplinas, que totalizam 420 horas/aula.
O curso será realizado na modalidade de ensino a distância (EaD) com aulas ao vivo e assíncronas. Para a especialização citada o prazo é até às 17h do dia 12 de janeiro.
Link para o edital: https://sistemas.institutoverbena.ufg.br/2023/enfrentamento-violencia-contra-meninas-mulheres/
Gestão e Governança de Segurança Pública
Já as inscrições para a pós-graduação lato sensu (MBA e Especialização) em Gestão e Governança de Segurança Pública as inscrições vão até o dia 22 de janeiro.
As 200 vagas do curso serão ofertadas pela Rede Nacional de Altos Estudos em Segurança Pública (Renaesp) da Senasp, em parceria com a Universidade de Brasília (UnB). O edital com as informações pode ser acessado no portal da Universidade que necessita de login por meio do sistema do Gov Br.
Enfrentamento aos Crimes Ambientais e Proteção dos Povos Indígenas
Também com 200 vagas ofertadas, as inscrições para a Especialização em Enfrentamento aos Crimes Ambientais e Proteção dos Povos Indígenas vão até o dia 21 de janeiro por meio da Fundação Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD).
A formação é voltada a integrantes das Polícias Civis e Militares, dos Corpos de Bombeiros Militares, dos Institutos de Perícias Estaduais/Distrital e das Guardas Municipais com atuação nos municípios prioritários do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania – Pronasci 2.
As aulas ocorrerão nas modalidades síncrona e assíncrona, em quatro turmas de 50 alunos cada.
Link para o edital: https://portal.ufgd.edu.br/pos-graduacao/especializacao-crimes-ambientais-protecao-povos-indigenas/editais-selecao
Edição: Vania Machado
Revisão Textual: Vania Machado