Ao todo, 19 pelotões passaram pela Via Lago para um público de quase 2.600 expectadores. Escolas municipais, estaduais, forças de segurança, motoclubes, entidades e organizações sociais estavam entre os desfilantes
Araguaína recebeu mais uma edição do tradicional desfile cívico de 7 de Setembro promovido pela Prefeitura de Araguaína. Ao todo, cerca de 2.100 participantes divididos em 19 pelotões desfilaram pela Via Lago para cerca de 2.600 expectadores, familiares e amigos, que acompanharam cada detalhe das calçadas e canteiro central. Neste ano, o tema do desfile foi “Meio Ambiente, uma questão de Educação”.
“Em mais um ano, tivemos uma adesão significativa das escolas municipais e estaduais, forças de segurança, entidades e organizações representativas, entre tantos outros parceiros. Isso mostra que o 7 de Setembro de Araguaína é uma tradição importante para a população e ficamos felizes com o sucesso de mais essa edição”, informou Edson Gallo, secretário do Esporte, Cultura e Lazer de Araguaína.
A UMA (Universidade da Maturidade de Araguaína) foi o primeiro pelotão a desfilar. A aposentada Maria de Jesus Alves da Silva, 73 anos, é aluna e participa das atividades da universidade há mais de 10 anos. Ela conta que faz questão de desfilar no 7 de Setembro desde o primeiro dia que entrou na UMA, porque foi algo que ela não teve a oportunidade fazer quando era mais jovem.
“Para mim é muito importante estar desfilando, porque eu me sinto como uma criança. Quando eu era mais nova, eu não tive essa oportunidade, mas hoje eu posso participar. Eu dormi ansiosa pensando que de manhã cedo eu tinha que acordar para desfilar no 7 de Setembro”, disse Dona Maria.
Independência e Meio Ambiente
Mais de 500 alunos de 33 escolas municipais, da Clínica Mundo Autista e da Reciclarte (Escola de Artes Raimundo Paulino) foram para a Via Lago com faixas, cartazes e mensagens sobre a preservação da natureza. Algumas escolas criaram roupas temáticas em alusão ao meio ambiente, fantasia de animais do Cerrado brasileiro e estruturas com materiais reciclados.
Pedro Vitor de Sousa, aluno de Escola Municipal Benedito Canuto Braga, desfilou levando uma placa com a foto de um tamanduá bandeira.
“Hoje é um dia muito importante para o nosso país, porque foi quando ficamos independente de Portugal. E a gente está usando o desfile para falar mais sobre o meio ambiente, falar para as pessoas não jogarem lixo nas ruas, nas matas, não maltratar os animais, tudo isso”, enfatizou o aluno.
A gestora da Escola Municipal Benedito Canuto Braga, Elda Hipólito Simiema Gouveia, conta que o 7 de Setembro já é trabalhado durante todo o ano, principalmente por meio do projeto Momento Cívico, que aborda a importância e o porquê dessa data.
“E o desfile, na verdade, é um produto final de todo esse trabalho. As crianças ficam muito ansiosas para participar, elas acordaram muito cedo e não se atrasaram. É um momento muito especial para eles, principalmente para aqueles que nunca participaram, é uma novidade, uma inovação”, disse a gestora.
“A temática foi bastante pertinente, porque somos um país de proporções continentais e conhecido pela riqueza da nossa biodiversidade. O desfile é uma oportunidade importante de passarmos mensagens de conscientização, de apelo para que a população abrace a causa ambiental. Ao mesmo tempo, nossos alunos aprendem cada vez mais sobre a preservação”, disse a secretária da Educação de Araguaína, Elizângela Moura.
Pelotões
O desfile de 7 de Setembro de Araguaína contou ainda com pelotões da UNIIAL/UFNT (Universidade de Identidades, Adultez e Longevidade), Colégio Santa Cruz, Fanfarra Municipal, IFTO (Instituto Federal do Tocantins), Ordem Demolay, Priorado Cruzadas do Araguaia nº 193, Assembleia Raios de Esperança nº 2 (Ordem Internacional do Arco-Íris para Meninas), Ação Paramaçônica Juvenil do Grande Oriente (APJ/GOB Tocantins | Núcleo Apjotista Colunas da Justiça 124), BCVA Cursos e Treinamentos, Motoclube Templários do Norte, Motogrupo Raposa do Norte, Motogrupo Gavião do Asfalto, Motogrupo Penélope Estradeira, Motoclube Pistão Forjado, Motogrupo Rota 153, Colégio Esportivo Militar do Estado do Tocantins Jardenir Jorge Frederico, Colégio Militar do Tocantins Dr. José da Silva Luz – CMTO III, Colégio Militar do Tocantins Jorge Humberto Camargo, Colégio Cívico-Militar Domingos da Cruz Machado, Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins, 2º BPM da Polícia Militar do Tocantins, Polícia Penal do Tocantins, Guarda Municipal de Araguaína e ASTT (Agência de Segurança, Transporte e Trânsito).