ESTADO

Justiça determina reintegração de posse na Comunidade Ilha Verde em Babaçulândia e famílias têm até o dia 10 de setembro para saírem do local

A briga na justiça completa vários anos. De um lado os agricultores familiares de uma área denominada Ilha Verde, que fica na zona rural do município de Babaçulândia e de outro o Consórcio Estreito Energia, responsável pela Usina Hidrelétrica de Estreito. O local fica a cerca de 12 km de Babaçulândia.

Após a construção da Usina Hidrelétrica de Estreito, um enorme lago foi formado na divisa do Tocantins com o Maranhão. Em 2012, 35 famílias ocuparam a área para a agricultura familiar. Depois que as famílias ocuparam a área, o CESTE entrou na justiça para a retira dos moradores, alegando que a área é de proteção ambiental e da concessão e do consórcio.

Os moradores produzem vários alimentos, como hortaliças, mandioca, verduras, peixes, entre outros. Toda essa produção é vendida na feira de Babaçulândia. Após a notificação da justiça, a Polícia Militar discutiu com os representantes do Ilha Verde, Defensoria Pública e Comissão Pastoral da Terra, já foi definida uma data para essa reintegração, dia 10 de setembro.

Em nota, o CESTE informou que proibido invadir, ocupar, queimar e desmatar áreas no entorno do reservatório e que é dever do consórcio preservar essas áreas. O Consórcio disse que a acampamento Ilha Verde está nessa área de proteção e que não há ilegalidade na reintegração de posse. A empresa informou ainda que a implantação da hidrelétrica permitiu a indenização dos atingidos.