Política

Justiça determina direito de resposta para Wagner na propaganda de Elenil

Já punido com a determinação de retirar das propagandas de televisão o ataque contra a pesquisa Vetor contratada pela Fieto (Federação das Indústrias do Tocantins), agora o candidato oposicionista Elenil da Penha (MDB) terá de veicular, em suas próprias redes sociais, direito de resposta de Wagner Rodrigues (Solidariedade), da coligação A Transformação Continua.

O motivo são mensagens falsas publicadas por Elenil contra a pesquisa eleitoral que aponta Wagner disparado à frente nas intenções de voto. A decisão da Justiça Eleitoral, expedida pela juíza Umbelina Lopes Pereira Rodrigues na noite desta sexta-feira, 23 de outubro, determina que o direito de resposta de Wagner fique o dobro do tempo do que permaneceu o ataque com fake news promovido por Elenil.

“As publicações veiculadas pelo Representado denotam mensagem eleitoral As publicações veiculadas pelo Representado denotam mensagem eleitoral negativa, denominada popularmente como fake news, ou seja, notícia negativa, denominada popularmente como fake news, ou seja, notícia possivelmente falsa, situação que deve ser combatida pela Justiça Eleitoral, possivelmente falsa, situação que deve ser combatida pela Justiça Eleitoral, especialmente considerando que nos autos de n.º 0600553- especialmente considerando que nos autos de n.º 0600553-38.2020.6.27.0001, foi determinada a proibição da propaganda, do 38.2020.6.27.0001, foi determinada a proibição da propaganda, do conteúdo. Conteúdo”, frisa a magistrada em trecho de sua decisão.

A sentença atendeu a pedido da coligação A Transformação Continua sobre o Facebook de Elenil, mas a juíza estendeu a punição para qualquer outra rede social do candidato que também tenha veiculado a fake news.

Pesquisa
Diferente do que Elenil e seus aliados afirmam, a pesquisa Vetor/Fieto é verdadeira e foi devidamente registrada no TRE-TO (Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins). Na sondagem estimulada, Wagner tem 59% dos votos válidos contra 32% de Elenil. Considerando os votos totais, a vantagem do candidato apoiado pelo prefeito Ronaldo Dimas (Podemos) também é expressiva, chegando a 21 pontos percentuais – 45% x 24%.

Historicamente, a Fieto tem grande índice de acertos em suas pesquisas eleitorais. De 2014 até agora, as sondagens apontaram corretamente os vencedores nas eleições ordinárias do Tocantins em 2018, nas eleições municipais de Palmas e Araguaína em 2016 e na eleição estadual de 2014. Na maioria dos levantamentos, inclusive, o resultado numérico é idêntico aos das pesquisas, considerando a margem de erro.

Com relação a Araguaína, por exemplo, a última pesquisa contratada pela federação na eleição de 2016 mostrava Ronaldo Dimas, então candidato à reeleição, com 32,1% dos votos totais (37,24% dos votos válidos). As urnas abriram com 40,72% para Dimas, portanto, dentro da margem de erro de quatro pontos percentuais da pesquisa.

Confira a decisão da Justiça contra Elenil clicando neste link: https://sedesc1-jud-01.tse.jus.br/mural-consulta-back-end/rest/publicacao/download/1102293.