AÇÃO POLICIAL

Internautas saem em defesa de Bruno Boaventura após Corregedoria decidir investigar delegado: “Homem de caráter”

Na mira da Corregedoria da Secretaria da Segurança Pública, o delegado Bruno Boaventura recebeu várias mensagens de apoio de internautas após divulgar a notícia de que será investigado por “infração disciplinar”.

De acordo com a reportagem divulgada pelo G1 Tocantins, a corregedoria da Polícia Civil do Tocantins decidiu abrir investigação contra o delta Bruno Boaventura, da 28ª Delegacia de Polícia Civil, em Araguaína, por postagens feitas por ele nas redes sociais. O caso foi durante o aniversário de Palmas, em 20 de maio, quando Boaventura repostou uma imagem comemorativa divulgada pela Secretaria de Segurança Pública com a mensagem: “Parabéns Palmas: 31 anos de muita Corrupção!!!”.

O comentário desagradou a diretora de comunicação da SSP, Shirlei Helena Cruz, que entrou com o pedido de investigação na Corregedoria. Ela argumenta que o delegado desrespeitou o Manual de Procedimentos de Polícia Judiciária, a polêmica medida instituída por Mauro Carlesse (DEM) em 2019 que foi chamada pela categoria de ‘decreto da mordaça’. Entre outras proibições, o decreto impedia que delegados criticassem autoridades públicas.

Apoio dos seguidores

Vários internautas publicaram mensagens de apoio ao delegado.

“O maior absurdo mesmo é saber que alguém tem a capacidade de instituir um decreto que impede os delegados de criticarem as autoridades públicas por seus atos infames e desonestos. Eles querem que vc se cale diante dos absurdos que cometem. Acho que o governo do estado e a diretora de comunicação da SSP estão mesmo é precisando trabalhar.”

“Que vergonha, agora investigar corrupção e erros de pessoas públicas é crime, pelo jeito o retrocesso está a todo vapor”

“O direito da liberdade e expressão nesse país parece q não existe ms , as pessoas só Sabe criticar, perceguir e isso é lamentável num país de se diz democrático, ms Deus e com vc tenha fé , pq Deus e fiel.”

“Eles pode quanta vez quiser investigar o Bruno Boaventura e não vão achar nada pq o delegado Bruno Boaventura é um homem de caráter ..isso é uma pura perseguição …agente tá com vc Bruno Boaventura”

“Pura perseguição, Delegado Bruno Boaventura ,nós acreditamos em você e no seu trabalho que é transparente.”

“Não se cale! A verdade NOS libertará do domínio do medo e do ódio.”

“Dr. Bruno … infelizmente os bons, do bem, serão perseguidos … oro a DEUS que o sr seja forte e continue sendo protegido. Aí impera a lei da MORDAÇA e essa aí está a mando dos prepotentes e safados desse estado. Força”

 

 Resposta da SSP

A Corregedoria-Geral da Segurança Pública disse que toda conduta de policial civil que possa configurar infração disciplinar é passível de averiguação pela corregedoria. Informou que o fato em questão se trata de um comentário que teve inclusive repercussão, com internautas demonstrando indignação quanto ao conteúdo depreciativo feito pela Autoridade Policial em cima de uma postagem da SSP alusiva ao aniversário da Capital do Estado do Tocantins, como se verificou das postagens seguintes ao comentário feito. Diante disso, informou que a conduta será averiguada pela Corregedoria para apurar se houve infração a dever funcional.

A Secretaria da Segurança Pública (SSP), por sua vez, disse que a conduta da Diretoria de Comunicação está em conformidade as atribuições a ela conferidas, quais sejam a de zelar pela imagem da instituição.