Araguaina

Hospital Geral de Araguaína era para ter ficado pronto em 2015; Governo ainda busca recursos

Os Hospital Gerais de Araguaína e Gurupi foram anunciados há mais de sete anos. A promessa era desafogar os hospitais regionais das duas maiores cidades do interior do Tocantins. Apenas as obras do Hospital de Gurupi foram iniciadas, a construtora responsável chegou a paralisar os serviços algumas vezes.

Em agosto de 2013 a então secretária de saúde Vanda Paiva informou que a obra ficaria pronta em até 2 anos, ou seja, em 2015.

De acordo com a Secretaria Estadual da Saúde, após o período chuvoso as obras no HGG serão retomadas. Já a obra do Hospital Geral de Araguaína teve início em novembro de 2013 e foi lançada pelo então governador Siqueira Campos.  O valor de investimento na unidade é de 160 milhões de reais.

No projeto são 400 leitos, 60 leitos de Unidade de Terapia Intensiva e 12 salas cirúrgicas. Porém, em menos de um ano após o lançamento do hospital, a obra foi paralisada.

Enquanto essa nova unidade não fica pronta, os pacientes e acompanhantes reclamam da atual estrutura do Hospital Regional.

O projeto do Hospital Geral de Araguaína conta com Pronto Socorro para atendimento diário para mais de 150 pessoas, setores de oncologia, de diálise, laboratórios e toda a área administrativa. A Secretaria da Infraestrutura informou que já foram investidos cerca de 11 milhões de reais para serviços como terra-planagem.

Em nota, o Governo do estado informou que está em fase de articulação junto ao banco do Brasil para viabilizar recursos para retomada da obra.