Araguaina

HMA celebra aniversário de pacientes e torna hospitalização mais humanizada

Para uma criança, fazer aniversário é sinônimo de festa e alegria, uma data de comemoração rodeada por familiares e amiguinhos. Mas o que fazer quando a data coincide com o período em que ela está internada em um hospital?

Como essa situação é bastante comum no HMA – Hospital Municipal de Araguaína, o ISAC – Instituto Saúde e Cidadania, por meio do SND – Serviço de Nutrição e Dietética, criou o projeto “Hoje é meu aniversário”.

Emoção
A iniciativa já celebrou dezenas de aniversários na unidade. A última parabenizada foi a pequena Manuella Sirqueira Silva, que completou 8 anos no dia 24 de agosto.

Sua mãe, Maria de Fátima Pinheiro Sirqueira, ficou comovida com a atitude da equipe do hospital.

“Gostaria de parabenizar toda a equipe que pôde nos proporcionar esse momento lindo. Foi muito gratificante eles lembrarem desse momento tão especial, que é o aniversário da minha filha. Faltam palavras para expressar a minha felicidade quando vi os olhinhos dela brilhando de emoção por ter sido parabenizada”, conta a mãe.

O projeto
A iniciativa é coordenada pelo nutricionista Eduardo Campos Ferreira e conta com a ajuda da equipe de Enfermagem e do NEPES – Núcleo de Educação Permanente em Saúde.

Todos as comidas servidas durante a comemoração, inclusive o bolo, são adaptadas para atender as necessidades nutricionais dos usuários. A medida é importante para manter a dieta prescrita pela equipe durante a internação.

“É gratificante proporcionar um momento de alegria e descontração para a criança e acompanhante. Isso acaba deixando o ambiente hospitalar mais agradável, ajudando na recuperação da criança”, pontua Eduardo.

“Todo mundo do administrativo, da equipe de Enfermagem, assistência social e técnicos ajuda. Levar alegria para uma criança é sempre emocionante para todo mundo”, comenta a assistente administrativa do NEPES, Ana Karolina Milhomem.