ESTADO Saúde

Hemorrede Tocantins adere à campanha nacional ‘Doe Recomeços, Doe Sangue’

Foto: André Araújo

Pra garantir a assistência de todos os pacientes atendidos na rede hospitalar pública e privada no Estado, a Hemorrede Tocantins convida a população tocantinense a fazer um ato de solidariedade: doar sangue e salvar vidas. A ação faz parte da campanha nacional ‘Doe Recomeços, Doe Sangue’, promovida pelo Instituto Pró-Hemo Saúde (IPH).

A campanha tem como objetivo aproveitar a data comemorativa para mostrar às pessoas que, por meio do ato da doação de sangue, elas podem contribuir para que muitas vidas tenham um recomeço e para que muitas histórias possam continuar sendo escritas.

“A campanha nacional é uma ótima forma de incentivar a doação, pois como sabemos esse ato de ajudar o próximo, salva vidas! Muitas pessoas precisam dessa doação e esse ato de poucos minutos pode trazer a mensagem especial que a páscoa nos proporciona”, disse a biomédica da Hemorrede Tocantins, Pollyana Gomes.

No momento, o banco de sangue do Estado está com os estoques baixos, necessitando principalmente de doações dos fatores A e O positivo. “É importante que as doações sejam constantes. Mesmo com o estoque baixo, nenhuma demanda deixou de ser atendida. Estamos realizando coletas externas e outras atividades que ajudem a melhorar o estoque”, complementou Pollyana.

Foto: André Araújo

Doe Recomeços, Doe Sangue

A campanha é organizada pelo Instituto Pró-Hemo Saúde (IPH) e tem como objetivo fortalecer a promoção da doação de sangue e do cadastro de medula óssea de forma voluntária, altruísta e anônima, além de dar suporte técnico e de gestão para os serviços de hemoterapia do país, visando a melhoria contínua dos serviços e produtos disponibilizados aos usuários do Sistema Único de Saúde – SUS no país.

 

Quem pode doar

Para ser doador é preciso ter entre 16 e 69 anos de idade. Os menores de 18 anos devem estar acompanhados por um responsável. As pessoas com mais de 60 anos só poderão doar caso já tenham realizado alguma doação antes dos 60 anos.

Também é obrigatório estar em boas condições de saúde, ter mais de 50 quilos e apresentar um documento oficial com foto.

Antes da doação, o candidato deve estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas), evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação, não pode ter ingerido bebida alcoólica nas 12 horas anteriores ou fumado nas últimas duas horas.