Na busca por sanar as necessidades da população tocantinense o Governo do Tocantins segue com a entrega de equipamentos de mobilidade. Na quinta-feira, 24, a paciente da Hevelyn Nicole, de 18 anos, atendida no Serviço Especializado em Reabilitação (SER) de Porto Nacional, recebeu sua cadeira de rodas personalizada, sob medida. A paciente aguardava o novo equipamento desde 2019.
A equipe do SER de Porto Nacional que faz a assistência e a reabilitação da Hevelyn entregou o equipamento na residência da paciente. “Devido à dificuldade de locomoção da paciente e seus responsáveis, nossos profissionais se deslocaram até a residência da paciente e realizaram a entrega e a adaptação. Este ano entregamos 33 cadeiras de rodas tipo padrão, com isso quase finalizamos a lista de espera, além das 18 cadeiras personalizadas, sob medida, para as necessidades específicas dos pacientes. É uma satisfação ver a alegria do paciente e seus familiares, um equipamento deste ajuda no dia a dia, trazendo bem-estar ao paciente e seu acompanhante ”, disse a supervisora do SER Estadual de Porto Nacional, Larissa Coelho Rodrigues.
A mãe da paciente Hevelyn Nicole, Ana Maria Carneiro relatou a alegria de receber a nova cadeira, que irá ajudar na rotina da filha, facilitando sua locomoção. “Nós aguardávamos essa cadeira há quatro anos, o pedido dela foi feito em 2019, mas graças a Deus chegou, e ficou muito boa, a equipe veio aqui em casa, testou a cadeira, ficou muito boa, só temos que agradecer a Deus, primeiramente, e a vocês por ter nos ajudado a conseguir essa cadeira, tá bom! Muito obrigada, Deus abençoe a todos vocês”, disse.
Compras
Os equipamentos adquiridos pela Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) garantem mobilidade e independência aos pacientes. “A aquisição e distribuição fazem parte de um total de 2.535 itens, que inclui cadeiras de rodas (banho, tetraplégica, elétricas e outras) e meios auxiliares de locomoção (muletas, andadores, cintas para transferência, tábua para transferência, além de mesa de atividades e adaptações) adquiridos pelo Governo do Tocantins, no final de 2022”, disse a diretora de Assistência Especializada em Reabilitação, Thaís Farias Pereira, acrescentando que “a Pasta já trabalha novos processos para garantir a continuidade da assistência”.
Do montante, 246 cadeiras de banho foram entregues ainda no final de 2022 e 174 cadeiras tipo padrão foram entregues de novembro a agosto deste ano.
Atendimento
Para ter acesso às cadeiras de rodas e aos meios auxiliares de locomoção, os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) necessitam buscar o primeiro atendimento nas Unidades Básicas de Saúde, em âmbito municipal, que encaminhará o paciente para as unidades dos SCERs, mais próximas que verificará a sua necessidade.
SCERs no Tocantins
No Estado, existem dois Serviços Especializados em Reabilitação (SERs), em Porto Nacional e Araguaína; e dois Centros Especializados em Reabilitação (CERs), em Palmas e Colinas do Tocantins.
Os SCERs visam reabilitar pessoas com deficiência física e intelectual e dispõem de equipe multiprofissional composta por enfermeiro, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, médico ortopedista, médico neurologista, assistente social, terapeuta ocupacional, nutricionista e psicólogo, oferecendo consultas, avaliação, diagnóstico, terapias, indicação de órtese, prótese e meios auxiliares de locomoção, que são adquiridos pelo Governo do Tocantins.