ESTADO

Governo do Tocantins inaugura nova sede do Núcleo de Atenção ao Dependente Químico e às Famílias, o Núcleo Acolher

A Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju), por meio da Superintendência dos Direitos Humanos e Política sobre Drogas, inaugurou no início do mês de novembro, o novo espaço do Núcleo de Atenção ao Dependente Químico e às Famílias, o Núcleo Acolher, com o objetivo de ampliar a capacidade de atendimento e oferecer um espaço humanizado aos pacientes e seus familiares.

A nova sede do Núcleo, localizada na Quadra 203 Norte, Alameda 07 Quadra IC Lote 13, já está em funcionamento e pronta para atender quem precisa de apoio e informações. O serviço atua como ponto de apoio fundamental na rede de assistência, realizando triagens detalhadas e encaminhando os pacientes para comunidades terapêuticas ou Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), garantindo acesso ao tratamento mais adequado.

Atendimento

O Acolher conta com uma equipe multidisciplinar, composta por psicólogo, pedagogo, enfermeiro e assistente social, que realiza a avaliação inicial dos pacientes para determinar o melhor encaminhamento. O trabalho inclui acolhimento e orientação das pessoas atendidas e seus familiares; articulação de encaminhamento; facilitação ao acesso nas comunidades terapêuticas, clínicas e Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), para o tratamento dos pacientes, além da aplicação de testes rápidos, como Hepatite B e C, Anti- HIV 1 e 2 e Sífilis.

O diretor de Prevenção Contra as Drogas, Evandro Souza, explica a importância do Núcleo. “O objetivo é oferecer recuperação aos dependentes de álcool e outras drogas, por meio de atendimentos e orientações especializadas, bem como inclusão nos grupos de ajuda mútua, articulação dos serviços públicos, a fim de possibilitar a reinserção social.
O local não tem objetivo de atender continuamente a pessoa que é dependente, mas sim ser uma porta de entrada para a rede de atendimento e apoio,” disse.

Núcleo Acolher

O Governo do Tocantins oferece as vagas sociais para tratamento da dependência de substâncias psicoativas através do Núcleo Acolher, criado por meio da Portaria nº 513 de 21 de junho de 2018, e que contempla os eixos  do tratamento e da reinserção social.

Além de oferecer a possibilidade de tratamento em Comunidades Terapêuticas, o Núcleo Acolher também presta atendimento e orientações especializadas, inclusive para os familiares dos atendidos, e encaminha aos grupos de ajuda mútua, como os Narcóticos Anônimos (NA), os Alcoólicos Anônimos (AA) e o Amor Exigente, além de articular a prestação de serviços públicos, como a busca por reinserção no mercado de trabalho, entre outros.

Para mais informações sobre o atendimento, entre em contato com o Núcleo Acolher pelo número: (63) 99240-1480.