ESTADO

Governador Wanderlei Barbosa prestigia última noite da programação festiva dos 36 anos de criação do Estado

As atrações nacionais com o sertanejo Eduardo Costa, a banda de forró Calcinha Preta e o fenômeno popular Grelo animaram o último dia da programação comemorativa aos 36 anos de criação do estado do Tocantins, na noite de sábado, 12, na Praça dos Girassóis, em Palmas. Os shows de encerramento foram prestigiados pelo governador Wanderlei Barbosa, pela primeira-dama e secretária Extraordinária de Participações Sociais Karynne Sotero e auxiliares do Governo, que se juntaram a milhares de pessoas, que cantaram e dançaram ao som de grandes sucessos desses artistas. A noite de festa também contou com a apresentação dos cantores regionais Dorivã, Genésio Tocantins, Lucimar, Débora e Gerúsia, Manoel Pedra de Fogo e Chiquinho Chocolate.

O estado do Tocantins foi criado em 5 de outubro de 1988, com a promulgação da oitava constituição brasileira, no entanto, em virtude das eleições municipais, a programação festiva foi adiada para os dias 11 e 12 de outubro. A programação especial foi preparada pelo Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado do Turismo (Setur), que vê na iniciativa uma forma de manter viva na memória dos tocantinenses a luta separatista e as conquistas advindas da criação do Estado, a partir da divisão de Goiás.

O governador Wanderlei Barbosa destacou a importância da celebração do aniversário do Tocantins e a satisfação de presenciar a praça lotada de pessoas para celebrar com música de qualidade os 36 anos do mais novo estado brasileiro. “Eu fico muito feliz de poder proporcionar a todos os tocantinenses um evento em homenagem ao Tocantins. Aqui são mais de 20 mil pessoas que vibram, que se alegram com a nossa história e com esses grandes shows na Praça dos Girassóis. Parabéns Tocantins pelos seus 36 anos de história!”, comemorou o Governador.

O evento festivo também teve um caráter solidário. As famílias que compareceram à Praça dos Girassóis doaram alimentos não perecíveis ou uma lata de leite integral em pó, que serão revertidos em doações para famílias em situação de vulnerabilidade social, por meio do projeto Tocantins alimenta quem precisa. A ação foi coordenada pela primeira-dama Karynne Sotero, titular da Secretaria Extraordinária de Participações Sociais.

Além de alimentos, os recursos com a venda das pulseiras para acesso aos camarotes serão direcionados à Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Araguatins e Cristalândia. “Por meio do Camarote Solidário conseguimos arrecadar mais de R$30 mil. Então eu gostaria de agradecer a todos os tocantinenses, nossos secretários e as pessoas que vieram prestigiar e trouxeram alimentos”, frisou Karynne Sotero.

A primeira-dama enfatizou ainda que o tocantinense demonstrou seu espírito solidário ao encher os carinhos com alimentos que serão de grande valia para os menos favorecidos. ”Agora vamos encaminhar às instituições que contam com o nosso apoio, a exemplo do Lar Batista, Casa do Idoso, pessoas impactadas com as queimadas e carentes que estão sofrendo com a falta de alimentos”, explicou Karynne Sotero.

O secretário de Estado do Turismo, Hercy Filho, destacou que a programação foi bastante prestigiada pela população. “É uma alegria ver a Praça dos Girassóis cheia de pessoas para prestigiar as atrações, com a presença do governador Wanderlei Barbosa. Foi uma programação envolvente, como recomendado pelo Governador, para celebrar os 36 anos do nosso Estado”, destacou o secretário.

Quem foi para a praça dançar e celebrar o aniversário do estado aprovou o evento. Entre os presentes, Josiane Paula Gomes achou a organização diferente. “Essa programação foi tudo de bom e uma oportunidade para assistir o show de meu cantor favorito, que é o Eduardo Costa. Tivemos shows gratuitos e com esse viés solidário para ajudar pessoas que passam por dificuldades. Parabéns ao Governo do Tocantins e que essas iniciativas se repitam”, elogiou.

Também presente no último dia, Cleude Lúcia Santana, disse que dificilmente sai de casa, mas aproveitou essa programação de celebração do aniversário do Tocantins para prestigiar os shows de seus ídolos. “Hoje resolvi sair porque tive a oportunidade de ver de perto grandes nomes da música do Brasil, como o Grelo, o Eduardo Costa e a Banda Calcinha Preta”, ressaltou elogiando a organização e a segurança do local.

Uns vieram para se divertir, dançar e celebrar, mas para o ambulante Gilvaneis Celestino da Silva, que vende pipoca, churros, batata frita, água, refrigerantes e cerveja, a programação uniu o útil ao agradável. “Foi uma oportunidade de celebrar o aniversário do nosso Tocantins e aumentar as vendas para sustentar a família”, reforçou.

Segurança

Um dos destaques da programação este ano foi a segurança no local. A Polícia Militar (PMTO) preparou um forte esquema de segurança com mais de 300 policiais, além de drones e monitoramento por câmeras da Agência de Tecnologia da Informação (ATI).  A operação foi  coordenada pelo Comando de Policiamento da Capital (CPC) e apoiada pelo Comando de Policiamento Especializado (CPE), com execução do 1º Batalhão de Polícia Militar (1º BPM).

O planejamento incluiu a integração com outras forças de segurança, como Polícia Civil (PC), Polícia Penal, Guarda Metropolitana de Palmas (GMP), Corpo de Bombeiros Militar (CBMTO), Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana (Sesmu) e do Departamento Estadual de Trânsito do Tocantins (Detran). Além dos policiais circulando em pontos estratégicos, o local contou com detectores de metais na entrada dos shows.

O comandante-geral da Polícia Militar, coronel  Márcio Barbosa, destacou que a segurança foi um dos pontos altos da festa, que não teve nenhuma ocorrência. “Montamos um esquema de segurança muito bem montado para que os tocantinenses pudessem participar com tranquilidade. Tudo que é possível fazer em termos de segurança foi feito e nenhuma ocorrência foi registrada. Portanto, o balanço foi muito positivo”, afirmou o comandante.