Os membros da Comissão do Curso de Gerenciamento de Resíduos Hospitalares, voltado para os servidores do Hospital e Maternidade Dona Regina Siqueira Campos (HMDR) reuniram-se, na terça-feira (28), para discutir a temática a ser trabalhada durante a capacitação que deve acontecer no mês de abril.
O encontro aconteceu na Escola Tocantinense do SUS Dr. Gismar Gomes (ETSUS-TO) e contou com a participação dos profissionais que se inscreveram por meio de edital, para lecionarem os conteúdos aos profissionais de Saúde. Na oportunidade, eles discutiram sobre a temática a ser trabalhada, principais mudanças a serem realizadas na unidade hospitalar e a mudança de comportamento do serviço para toda a sociedade.
O curso de Gerenciamento de Resíduos Hospitalares no HMDR é um projeto que vem sendo idealizado desde o ano de 2019, mas somente agora teve a capacidade técnica e segura para os docentes e profissionais. Durante a formação, os profissionais saberão como deve ser feito o descarte correto do lixo hospitalar, proporcionando ao mesmo tempo um trabalho em conjunto de saúde no atendimento aos pacientes e ao meio ambiente.
Para a responsável pelo Núcleo de Articulação da Educação Permanente em Saúde (NAEP) da ETSUS, Andrea Montalvão, “o apoio que pretendemos oferecer aos servidores deverá contribuir não apenas no trabalho pedagógico, mas também nos trabalhos efetivos, melhorando assim, o processo de trabalho dentro do HMDR”.
“Estamos esperando que esse curso aconteça desde 2019 e com a pandemia, decidimos esperar mais um pouco. Ele é muito importante, pois queremos que essa capacitação chegue a todos os servidores, de modo que o plano seja implantado da forma correta”, disse a Ccoordenadora do Núcleo de Educação Permanente (NEP) do HMDR, Francielli Ouverney.
“A expectativa é de que cada participante seja sensibilizado da necessidade de se envolver com essa responsabilidade e possa expandir e praticar essa ideia em seu ambiente de trabalho”, comentou o docente Marildo de Sousa Ribeiro, gestor ambiental do Hemocentro Coordenador de Palmas da SES-TO.
Gerenciamento de Resíduos Hospitalares
O gerenciamento dos resíduos hospitalares tem por objetivo minimizar a sua geração e proporcionar uma gestão e destinação segura e eficiente, visando à proteção dos profissionais que realizam o seu manejo, a preservação da saúde pública e do meio ambiente.