Araguaina

Futuros guardas municipais de Araguaína participam de curso de formação

Os 40 candidatos selecionados pelo Instituto de Desenvolvimento Institucional Brasileiro (Idib) em concurso público, compõem a 1ª classe de formação profissional de guardas municipais de Araguaína, no Tocantins. Durante o curso de 476 horas, os convocados terão aulas diversas, como de cidadania, prática de tiro e Regimento Interno da Guarda Municipal, que será criada na região.

Sediado na Escola Municipal Joaquim Carlos Sabino, no Lago Azul 4, o curso tem conclusão prevista para o dia 10 de dezembro. Os participantes devem ter aproveitamento mínimo de 75% nas avalições e frequência mínima de 85% para serem aprovados. Durante os dois meses de aulas, os alunos receberão uma ajuda de custo de 50% da remuneração inicial para o cargo de guarda municipal.

Desafio

O concurso público de Araguaína foi um grande desafio para o Idib porque a prova objetiva já ocorreu durante a pandemia do novo coronavírus – e toda a segurança sanitária da primeira etapa foi providenciada pela Prefeitura. Nas demais etapas, o Idib montou uma complexa estrutura, com apoio da administração pública municipal, para garantir que não houvesse transmissão da Covid-19. O esforço gerou reconhecimento por parte da secretária Municipal de Administração, Rejane Mourão.

“O trabalho do Idib foi de muita maestria na administração de riscos, sanitização e medidas preventivas contra o coronavírus. Acredito que conseguimos cumprir todas as etapas com êxito graças ao empenho da banca e o efetivo apoio da Prefeitura, especialmente na execução do edital para a Guarda Municipal, que teve teste de aptidão física (TAF) e avalição profissiográfica,” conclui Mourão.