Araguaina

Ex-soldados do Exército vão pedir que Bolsonaro convença Ronaldo Dimas para reativar o Tiro de Guerra de Araguaína

Extinto em 2012, o Tiro de Guerra (TG) de Araguaína foi uma das mais importantes unidades do Exército Brasileiro no Tocantins.

O TG é uma instituição militar encarregada de formar atiradores e ou cabos de segunda categoria (reservistas) para o Exército. Os TGs são estruturados de modo que o convocado possa conciliar a instrução militar com o trabalho ou estudo, proporcionando a milhares de jovens brasileiros, principalmente os que residem em cidades do interior do país, a oportunidade de atenderem a Lei e prestarem o Serviço Militar Inicial.

A organização de um TG ocorre em acordo firmado com a Prefeitura e o Comando da Região Militar. O exército fornece os instrutores (normalmente sargentos ou subtenentes), fardamento e equipamentos, enquanto a administração municipal disponibiliza as instalações. Por isto, geralmente, o prefeito se torna o diretor do tiro de guerra.

Em uma vistoria realizada em 2011, o Éxercito Brasileiro alertou à Prefeitura de Araguaína que a sede da unidade precisaria de uma reforma, mas isso nunca aconteceu.

O Comando Militar do Norte, responsável pela área do município de Araguaína, já sinalizou o interesse da parceria com a prefeitura, mas que a efetivação do TG depende da vontade do prefeito.

Pedido ao presidente

Os ex-soldados do Tiro de Guerra de Araguaína estão se mobilizando para pedirem ao presidente Jair Bolsonaro na visita que fará à Araguaína em maio, para que ele convença Ronaldo Dimas que reative o TG da cidade. Várias tentativas foram feitas para que o prefeito reative a unidade, mas sem sucesso.

No Tocantins existem TGs apenas em Colinas, Pedro Afonso, Miracema e Porto Nacional. Já em Palmas, as opções para prestar o serviço militar obrigatório é no 22º Batalhão de infantaria do Exército ou na Capitania Fluvial do Araguaia Tocantins, unidade da Marinha do Brasil.

Ouça o que diz Cabo Brito, ex-auxiliar de instrução do Tiro de Guerra de Araguaína.