CIDADES

Estudante de Gurupi é medalha de bronze na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica

É do Colégio Militar do Tocantins Presidente Costa e Silva, de Gurupi, a medalha de bronze conquistada pela aluna Isadora Coelho Amaral, 17 anos, cursando a 3ª série do ensino médio, na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), realizada anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB). A entrega da medalha ocorreu na última terça-feira, 18, na unidade escolar.

Estudante da sala de recursos multifuncional, Isadora Coelho Amaral concorreu em nível nacional. “Ter a oportunidade de participar dessa olimpíada foi uma experiência incrível, pois me mostrou que sou capaz de superar minhas limitações”.

A OBA é realizada entre alunos de todos os anos do ensino fundamental e médio em todo território nacional e no exterior, desde que por escolas de língua portuguesa. Assim como as outras olimpíadas de conhecimento, a OBA tem como objetivo principal difundir o conhecimento astronômico pela sociedade brasileira, fomentar o interesse dos jovens pela Astronomia e pela Astronáutica e ciências afins, promover a difusão dos conhecimentos básicos de uma forma lúdica e cooperativa.

A prova foi aplicada em 20 de maio, em todo país, de forma presencial. Em Gurupi, a prova ocorreu com a supervisão dos professores organizadores Herivelto Silva Carlotto e Michelle Cristina Alves da Silva.

Para a professora Michelle Cristina Alves da Silva, a olimpíada Brasileira de ciências oferece não apenas medalhas, prêmios e certificados de participação a alunos e professores, mas também novas descobertas, novos lugares, ideias, métodos e conhecimentos. “No geral, as Olimpíadas inspiraram muitos jovens a descobrirem mais sobre ciência e tecnologia. Além disso, alguns concursos visam estabelecer intercâmbios entre escolas e instituições de ensino superior, o que também pode estimular as escolhas profissionais dos alunos”.

Professora de Atendimento de Educação Especial (AEE) do Colégio Militar do Tocantins Presidente Costa e Silva, Siméia Dias, ressaltou sobre a participação de estudantes atendidos pelo Ensino Especial nesse programa, bem como a conquista da medalha de bronze. “Isso nos mostra o quão longe nossos alunos podem chegar, basta se esforçar e acreditar”.

O gesto da unidade escolar, Capitão Tiago Nascimento disse que a aluna Isadora é motivo de orgulho, não só para a Equipe Diretiva e professores envolvidos, mas para toda a escola. “Ela competiu, em um evento a nível nacional e pôde conquistar para nossa Unidade de Ensino uma medalha de bronze, motivo de orgulho e de exemplo a ser seguido pelos demais colegas”, elogiou.