Araguaina

Equipe de papiloscopia de Araguaína participa de congresso de tecnologia e inovação na área de enfermagem

Foto: SSP

A equipe de papiloscopia do Núcleo Regional de Papiloscopia de Araguaína participou na sexta-feira, 28, do I Congresso de Tecnologia e Inovação em Enfermagem, que ocorreu na cidade de Araguaína, abrangendo o público da área da saúde na região. Na ocasião, os servidores montaram uma Oficina de Papiloscopia, demonstrando a inovação e tecnologia utilizada pela Polícia Civil do Tocantins na elucidação de crimes, bem como a afinidade desta área com a Enfermagem Forense.

Foram duas salas de apresentação, sendo a primeira delas com simulação realística de local de crime, demonstrando o trabalho que a equipe de papiloscopia realiza nesses locais. O papiloscopista João Carlos Santiago Nery ministrou palestra sobre os métodos de identificação humana em locais de crime.

Na segunda sala, foram montados quatro stands com apresentação de materiais e técnicas de necropapiloscopia, confronto papiloscópico e revelação de impressões digitais em objetos. As apresentações foram conduzidas pelos papiloscopistas Clerismar Ribeiro, Lucas Moreira, Sildiran Sanches, bem como pelas servidoras Hortência Ribeiro e Ágne Ávila.

O papiloscopista João Carlos falou da importância de eventos como esse e ressaltou que os participantes se interessaram muito pela temática e métodos utilizados, apresentando um feedback positivo para o trabalho da Polícia Civil. “É de grande importância levar o conhecimento técnico científico desempenhado pela Polícia para que possamos estabelecer vínculo com a comunidade acadêmica”, ressaltou.