A Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) realizou, na quarta-feira, 30, um treinamento sobre os equipamentos clínicos, no Hospital Regional de Araguaína (HRA). A ação foi voltada para a equipe de Enfermagem do hospital dia, da Unidade Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON).
Segundo a supervisora da UNACON, Liomarcia Saraiva “os pacientes diariamente procuram a unidade para serem atendidos pelos médicos e, havendo necessidade, eles ficam em observação no período de 7h até 19 horas. Então é extremamente importante os profissionais saberem utilizar, porque o tempo todos esses pacientes estão procurando a unidade, estão sendo atendidos e então a utilização é constante. É extremamente importante estar atualizado para que a gente consiga prestar uma assistência de qualidade”.
O engenheiro clínico da SES-TO, Rodrigo Duarte de Azevedo destacou que “estamos aqui realizando a atualização de aplicação de cursos, treinamento dos equipamentos, como monitor, os parâmetros, desfibrilador, calificador, foco, mesa cirúrgica, aspirador e outros. Ou seja, todos os equipamentos que qualquer um servidor tiver algum tipo de dúvida, a gente está aqui para esclarecer, para ajudar, para apoiar em tudo que seja possível”.
“No HRA foram realizadas várias manutenções corretivas “em camas elétricas, estivemos no Centro Cirúrgico, na Central de Material Esterilizados (CME), verificamos algumas funções tanto da autoclave quanto da seladora, olhamos a torre de vídeo laparoscopia, realizamos manutenções em monitor e cárdio inversor. Nós temos um prazer enorme em estar sempre ajudando o servidor, principalmente aos usuários do SUS”, completou Azevedo.
A enfermeira da UNACON, Juliana Maciel, pontua a importância para quem trabalha na área oncológica. “São equipamentos mais modernos”, tem outras funcionalidades, eu acho que toda vez que a gente recebe um equipamento como esse, temos que nos qualificar para que esse equipamento venha agregar uma qualidade ainda maior para a assistência, e de fato, toda a equipe consiga manusear esse equipamento mais complexo, que vai dar uma resposta melhor na assistência. Vamos dar mais segurança para o usuário e melhor resultado”.
